one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança comendo hamburguer

Imagem:

Compartilhar:

Obesidade na América Latina leva FAO a pedir regulamentação das propagandas

Criado em 24/11/14 10h50
Por Leda Letra* Fonte:Rádio ONU

Criança comendo hamburguer
Criança comendo hamburguer (gokhun/ Creative Commons)

A América Latina é a única região do mundo que já atingiu o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, erradicar a pobreza extrema e a fome. A afirmação é do diretor-geral da FAO, a agência da ONU para Agricultura e Alimentação. José Graziano da Silva comemora o progresso, mas demonstra preocupação com outro indicador: o aumento, em vários países do bloco, do número de pessoas com excesso de peso ou obesas, especialmente crianças.

Leia também:

Obesidade infantil atinge o rendimento escolar, diz psicóloga

Obesidade é a maior causa de doenças no mundo

Educação alimentar é fundamental para evitar obesidade infantil, diz médico

Frituras
Falando em espanhol durante encontro com jornalistas na sede da FAO, em Roma, Graziano da Silva explicou que os latino-americanos estão comendo mais produtos com açúcar, gordura, fast-food e frituras. O diretor da FAO defende a valorização da agricultura local e uma dieta baseada em vegetais e frutas. Mas segundo Graziano da Silva, a indústria de alimentos e os governos também têm sua parcela de responsabilidade.

Informação
"A propaganda de alimentos é feita na televisão e induz as crianças a comerem qualquer tipo de coisa. Há uma falta de regulamentação no etiquetado dos produtos. Até bem pouco tempo, o Brasil não tinha análise dos seus produtos feita em laboratórios nacionais. Então a análise do nosso feijão era igual a do feijão americano. E falta também um processo de educação alimentar."

Ouça a matéria da Rádio ONU:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Graziano da Silva citou como exemplo as escolas da Europa, onde educar as crianças sobre comer bem faz parte do currículo. O chefe da FAO ressalta que a obesidade infantil gera uma série de problemas de saúde, sendo diabetes o principal.

No mundo todo, 1,4 bilhão de pessoas estão acima de seu peso ideal e 500 milhões de indivíduos estão obesos.

As declarações do diretor-geral da FAO foram feitas durante a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, encontro de alto nível que terminou nesta sexta-feira.

*enviada especial da Rádio ONU a Roma

**Apoio Institucional: FAO/Roma.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário