one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê aproveita o passeio na posição "de frente para o mundo"

Imagem:

Compartilhar:

Quando o bebê pode passear?

Criado em 03/11/14 12h47
Por Departamento de Neonatologia da SBP Fonte:Conversando com o Pediatra - SBP

Sling de argolas
Bebê aproveita o passeio no sling

Um dos momentos que deixa a nova mamãe mais orgulhosa e vaidosa é quando ela exibe aos parentes e amigos o seu bebê recém-nascido; e mesmo quando ela leva seu precioso tesouro para o primeiro passeio.

Não existe um dia ou uma data exata para que o recém-nascido possa sair para passear, porém, sem alguns cuidados, o que poderia ser um momento de grande prazer, pode se transformar em pesadelo.

Veja também:

Aprenda a usar o sling

Como lidar com o choro e o sono do bebê nos primeiros meses?

Entenda o desenvolvimento do bebê

É preciso lembrar que a primeira semana de vida é um período importante de adaptação, onde o contato com o ambiente extrauterino deverá proporcionar segurança e paz ao recém-nascido, no que concerne ao ambiente. As três semanas que se seguem são de igual importância na consolidação dessa adaptação, facilitando que em um futuro próximo a criança possa estar com outros familiares e em outros ambientes, com suas defesas fortalecidas pela amamentação ao seio e pela vacinação em dia.

Por isso, aqui vão alguns conselhos para orientar os pais nesse sentido.

Coto umbilical
Não há qualquer impedimento ao passeio do recém-nascido que ainda traz o coto umbilical. Porém, todos os cuidados deverão ser tomados a fim de se evitar alguma contaminação local ou trauma. Sugere-se apenas proteger o umbigo, sem usar faixas ou curativos, nem substâncias que possam umedecer a região.

Roupas
A roupa do recém-nascido nos seus passeios deverá ser adequada ao ambiente a que ele estará exposto. Um bebê pode ficar “quente” quando usa roupas em excesso em um local cuja temperatura esteja elevada e sem ventilação suficiente; permitindo confundir essa elevação de temperatura corporal com febre. Nos ambientes frios, uma proteção maior deverá ser feita, evitando-se o resfriamento corporal do bebê. 

Idosa cadeirante e carrinho de bebê
Evite caminhar no sol nos horários mais quentes (Fabio Inrik/Creative Commons)

Ambientes fechados
O recém-nascido não deverá ser exposto, em nenhum momento, a ambientes fechados, com aglomeração de pessoas, como shoppings, supermercados e festas, nem a condições climáticas adversas tais como calor, vento, chuva ou frio. É importante ficar atento à condição do local e oferecer o seio materno com maior frequência quando em ambientes quentes, a fim de se evitar maior perda líquida, que pode ocorrer nessas condições.

Vacinas
Os pais de um recém-nascido sadio deverão protelar sua saída de casa se as vacinas indicadas para a idade não tiverem sido administradas ainda, ou se a mamãe não estiver bem.

Sol e praia
O bebê só poderá ser exposto ao sol antes das 9 horas da manhã (em algumas regiões do país, antes das 7 ou 8 horas da manhã), e pelo tempo máximo de 15 minutos. Mesmo sob uma “barraca-de-praia”, a criança fica sujeita aos raios solares. A exposição ao sol aumenta a possibilidade do bebê desidratar rapidamente. Deve-se tentar sempre evitar a desidratação, oferecendo o seio materno com maior frequência.

Protetor solar
Não se recomenda o uso de protetor solar em crianças com menos de seis meses de idade, devido à sua maior absorção através da pele, e à dificuldade de eliminação, causada pela imaturidade de seu sistema excretor.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário