one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Escovando os dentes

Imagem:

Compartilhar:

Remédio para asma pode causar erosão em dentes de leite

Criado em 28/11/14 11h23 e atualizado em 28/11/14 12h39
Por Agência USP de Notícias

Escovando os dentes
Pessoas com erosão na dentição decídua têm maior risco de desenvolver erosão na dentição permanente (Divulgação)

Um dos broncodilatadores mais utilizados para tratar pacientes asmáticos, o Sulfato de Salbutamol, sendo o Aerolin o mais conhecido comercialmente, tem efeito erosivo em dentes de leite, os chamados decíduos. E essa erosão acontece tanto no esmalte quanto na dentina. A preocupação dos pesquisadores é que outros trabalhos na literatura já alertaram que pessoas com erosão na dentição decídua têm maior risco de desenvolver erosão na dentição permanente.

Esse é o principal resultado de estudo da cirurgiã-dentista Camila Scatena, com a tese Efeitos de um medicamento antiasmático potencialmente erosivo no esmalte e dentina de dentes decíduos: estudo in situ”, na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP.

Leia também:

Limpeza diária e adequada dos dentes de leite é indispensável

Segundo dados da literatura, a erosão dental leve mostra desgaste do esmalte e pode causar sensibilidade dentinária, aquela dorzinha que muita gente sente quando toma algo gelado ou come doce. Em estágios mais avançados, há alterações na morfologia do esmalte, com concavidades na superfície do dente. Pode, ainda, ocorrer perda da altura do dente, além de comprometimento estético e, em casos graves, acometimento da polpa e necessidade de tratamento de canal.

A pesquisadora lembra que essa é mais uma das razões para que os profissionais de saúde fiquem atentos aos cuidados necessários com as pessoas que usam medicamentos rotineiramente. Existem vários medicamentos antiasmáticos, diz, mas a maioria dos estudos mostram que eles têm pH ácido e potencial erosivo. “O uso prolongado de medicamentos ácidos na cavidade bucal de crianças com desordens crônicas causa preocupação, principalmente pela frequência de ingestão e pelo uso noturno, período em que os efeitos protetores da saliva são menores”.

Prevenção

Nesse caso, diz, as pessoas que usam medicações ácidas por períodos prolongados podem aumentar a ingestão de cálcio, comendo queijos, tomando iogurtes e leite. Camila sugere, ainda, que utilizar creme dental específico para prevenir erosão, fazer bochechos com flúor para remineralizar o esmalte ou com bicabornato de sódio para neutralizar o ácido, ou mesmo tomar o remédio com uma seringa ou canudo para que não haja contato direto com os dentes, também são ações que minimizam o impacto desses medicamentos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário