one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê chorando

Imagem:

Compartilhar:

Meu bebê não para de chorar: o que fazer?

Criado em 03/12/14 11h56
Por Enciclopédia da Criança

Bebê chorando
Bebê chorando (Tatiana Vdb/ Creative Commons)

Um dos barulhos considerados mais irritantes para os seres humanos é o choro dos bebês. Não só por ser um ruído alto e agudo, mas porque angustia quem está por perto, principalmente os pais, que se sentem impotentes, incompetentes e desestimulados quando ele não se acalma.

Para lidar bem com essa fase, é preciso, primeiro, entender alguns aspectos sobre o choro dos bebês. Segundo a Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância:

- o choro é o principal recurso de comunicação de bebês menores de três meses;
- por meio do choro, os bebês expressam dor, fome, raiva e tédio, mas às vezes choram sem nenhuma razão em particular;
- mesmo bebês saudáveis que são muito bem cuidados choram muito;
- nos três primeiros meses de vida, cerca de 25% dos bebês choram mais de três horas e meia por dia;
- por volta dos 3 meses de idade, os bebês começam a chorar menos. Começam a balbuciar e movem-se com mais facilidade, e são capazes de expressar-se de outras maneiras além do choro.

Leia também:

Como lidar com o choro e o sono do bebê nos primeiros meses?

Shantala: massagem oriental acalma bebês

Bebês: os primeiros mil dias valem uma vida

Todos os bebês passam por fases em que o choro é excessivo, inesperado e inconsolável, mas aqueles que vivenciam muito essa experiência (cerca de 10% a 20%) são chamados, às vezes, de bebês com cólicas. O sinal mais comum de que um bebê pode estar com cólicas é o choro por mais de três horas ao dia, pelo menos três dias por semana, e por três semanas seguidas. Há cinco características específicas do choro excessivo normal, ou cólica infantil:

- o choro é frequentemente inesperado, imprevisível e inconsolável (não se relaciona a
fome ou fraldas molhadas);
- começa frequentemente ao final da tarde ou começo da noite;
- pode durar entre 35-40 minutos, ou até duas horas;
- aumenta com a passagem do tempo. É mais intenso quando o bebê tem cerca de 2 meses e depois decresce até aproximadamente os 5 meses de idade;
- o bebê parece estar sofrendo.

O choro excessivo, que continua após o período de cólicas (após o quarto ou o quinto mês) está frequentemente associado a temperamento difícil (bebê agitado, difícil de acalmar). Essas características podem fazer com que os pais se sintam impotentes, desestimulados ou incompetentes. Podem criar problemas para a relação pais-filhos, porque os pais podem envolver-se menos e oferecer menos suporte (consolo) para o bebê.

Dicas:

Dia dos Pais 1
Pai e filha (Ray Dumas/ Creative Commons)


- Quando o bebê começar a chorar, responda rápida e calmamente à necessidade que o bebê está expressando. Procure descobrir as razões por trás do choro (como fome, desconforto físico, frio, fralda molhada, medo).
- Se o choro não tiver nenhum motivo aparente, coloque o bebê no colo, perto de seu corpo sempre que possível e observe se o choro diminui.
- Se o choro continuar, com sons anormais, muito agudos, que irritam os ouvidos, principalmente quando muito frequentes e ainda estiverem ocorrendo após os 5 meses de idade, tente confortar o bebê, mesmo que seja difícil suportar (acaricie o bebê, tome-o nos braços, fale docemente).
- Se você sentir frustração ao tentar responder às necessidades do bebê quando ele não para de chorar, afaste-se e acalme-se antes de voltar para perto dele.
- Caso não consiga acalmar-se, peça a outra pessoa para assumir os cuidados.

Leia o folheto informativo sobre o assunto aqui.

O Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância identifica e sintetiza a melhor produção científica sobre desenvolvimento social e emocional de crianças pequenas. Divulga esses conhecimentos para públicos variados, em formatos e linguagens adaptados às suas necessidades na Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário