one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem de ultrassom

Imagem:

Compartilhar:

O que o bebê aprende dentro da barriga?

Criado em 04/12/14 10h47
Por Toda Criança Pode Aprender

Imagem ultrassom
Mesmo na barriga, os bebês usam seus sentidos (myllissa/ Creative Commons)

Quando começamos a aprender? Quando entramos na escola pela primeira vez? Ou quando aprendemos a comer com o garfo e outras coisas parecidas? Em 2011, em uma nova edição do TED*, uma palestra surpreendeu o público. Annie Murphy Paul, escritora e jornalista, subiu ao palco para compartilhar algumas informações que impressionaram muitas pessoas.

Leia também:

Como se desenvolve o cérebro e a inteligência nos bebês?

Amamentação contribui para inteligência da criança, diz estudo

Ingestão de ácido fólico na dieta de gestantes é inadequada

A sua pequena palestra, What we learn before we’re born (ou, em português, O que aprendemos antes de nascer), iniciou com essas perguntas acima para instigar. Considerando as possíveis respostas, é possível perceber que todas as colocações direcionavam para o aprendizado começando ao nascer.

Buscando aprofundar essa reflexão, a escritora (e mãe) elaborou uma “teoria”. Enquanto estava grávida ela pesquisou sobre o assunto, o que rendeu ao final, um livro: Origins. Segundo seus estudos, dentro da barriga, o bebê já está obtendo e armazenando informações sobre o mundo que o espera. Primeiramente, ouve sons. Ele começa a distinguir a voz de sua mãe e a se familiarizar com outros sons que permeiam o ambiente dela.

As pesquisas indicam, por exemplo, que após nascer, bebês conseguem reconhecer a música tema de algum seriado, caso a mãe tenha assistido frequentemente enquanto grávida. O feto também aprende um pouco da língua da mãe e, ao nascer, produzem um choro que possui “sotaque”; por exemplo, crianças francesas terminam o choro tendendo para notas agudas, como ocorre na fala.

Tendo a mãe como uma interlocutora do mundo externo, o bebê também conhece cheiros e sabores.  Pesquisas demonstram que eles parecem preferir as comidas que a mãe estava acostumada a comer enquanto grávida. E, a partir de experiências através do olfato e do paladar, apreende um pouco da cultura do lugar onde ele vai nascer e começa a se acostumar com o sabores e temperos característicos da culinária local.

As emoções que a grávida sente também são compartilhadas entre a mãe e o feto. A dieta e os níveis de estresse da mãe servem de informações sobre o mundo que o espera. Ele ajusta o seu metabolismo e outros processos biológicos, se preparando para encarar a vida fora da barriga. Através da mãe, o organismo do bebê consegue prever muito de seu desenvolvimento biológico, que ocorre baseado em referências como essas.

A palestra dada por Annie Murphy serve para explicitar que o aprendizado da criança está acontecendo desde a barriga da mãe e algumas escolhas podem influenciar certos caminhos na vida dos pequenos. Como fechamento de sua palestra, Annie diz:  learning is one of life’s most essencial activity, and it begins much earlier than we’ve ever imagined (aprender é um atividade essencial para a vida, e ela começa muito antes do que a gente imaginava).

Veja o vídeo com a íntegra da palestra:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

*TED é um evento internacional não-lucrativo que busca abrir espaço através de palestras curtas para que ideias sejam compartilhadas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário