one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Adoção

Imagem:

Compartilhar:

Como escolher uma creche segura para seu filho?

Criado em 14/01/15 11h48
Por Sociedade Brasileira de Pediatria

O primeiro ano de vida da criança é marcado pelo desenvolvimento de habilidades motoras num dos ritmos mais acelerados de toda a sua vida. Neste curto período de tempo, além de crescer e triplicar seu peso, o bebê vai aprender a sustentar a cabeça, sentar, ficar de pé, engatinhar e inclusive andar sem apoio. Este desenvolvimento só acontece mediante a interação com o mundo ao redor, em especial com as pessoas que o cercam.

Já no primeiro ano de vida, muitos bebês ingressam na Educação Infantil, a primeira etapa da educação básica no Brasil. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, considerando aí seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Os cuidados básicos com a criança pequena (troca de fraldas, banho, alimentação, sono e outros) são essenciais. Porém, o compromisso da creche estende-se a educar, propondo um ambiente afetuoso e acolhedor, que estimule o desenvolvimento neural (logo após o nascimento as células nervosas do cérebro estabelecem conexões entre si, de forma intensa, a partir de estímulos do ambiente).

Ao escolher uma creche para seu bebê, você deve verificar alguns pontos. Veja se:

• os ambientes são arejados, bem iluminados, higiênicos e seguros;
• existem brinquedos coloridos, com movimento e sonoros, que são atrativos visuais;
• existem materiais que permitem exercícios de estimulação motora;
• a creche oferece atividades como música, histórias para bebês e estimula a “conversa” com os bebês, para desenvolver a oralidade.

A alimentação do bebê na creche

Até os 6 meses de vida, o bebê deve mamar exclusivamente no peito. A partir daí pode-se começar a introduzir novos alimentos, sempre com orientação do seu pediatra. A boa creche proporciona condições adequadas para que, na medida do possível, a amamentação possa continuar, com o mínimo de prejuízo. Recomendamos que a introdução de novos alimentos seja iniciada em casa, para depois ser oferecida na creche.

O ambiente da creche deve ser seguro para o seu bebê. Ao escolher uma creche, verifique se:

• os berços são seguros;
• os bebês não ficam sem supervisão em banheiras e trocadores;
• não existem sufocantes, como talco e sacos plásticos ao alcance das crianças;
• existe controle da temperatura do banho;
• as tomadas elétricas são protegidas ou fora do alcance dos bebês;
• remédios e produtos de limpeza estão guardados e fora do alcance dos bebês.

Dicas para a mãe que deve levar seu bebê para a creche

• Caso seu bebê precise ser medicado, tente fazê-lo em casa. Se não for possível, peça que a creche assuma esta tarefa, mantendo o medicamento sempre acompanhado da receita médica. Lembre-se que dos seis aos dezoito meses de vida, baixa a imunidade e todos os bebês ficam mais suscetíveis a infecções, principalmente aquelas causadas por vírus.
• Não leve o bebê doente para a creche. A creche é sempre um ambiente coletivo e o afastamento temporário dos bebês doentes minimiza a transmissão interpessoal.
• Mantenha em dia as vacinas do bebê e informe à creche assim que cada dose for feita. Essa informação é muito importante.
• Participe sempre das reuniões, para acompanhar o desenvolvimento de seu filho e das crianças, para opinar e conhecer o trabalho pedagógico.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário