one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Soperj colocará à disposição do público, no período de 1º a 7 de agosto, o número (21) 9981- 5866 para tirar dúvidas sobre amamentação.

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os mitos sobre alimentos que ajudam na produção de leite materno

Criado em 15/01/15 10h41
Por Karina Chagas Fonte:Agência Saúde

Aleitamento materno
Cerveja não aumenta a produção de leite materno (Hospital Geral de Nova Iguaçu / hgni.saude.gov.br )

Muitas mulheres deixam de comer determinados alimentos durante a amamentação com medo de que possa fazer mal ao bebê, provocando cólicas por exemplo. Por outro lado, durante a amamentação, algumas mães acrescentam alimentos à dieta na esperança de que eles façam com que ela produza mais leite para o bebê.

A nutricionista da coordenação geral da saúde da criança e aleitamento materno do Ministério da Saúde, Neide Cruz, explica quais os mitos e verdades sobre alimentos que podem ajudar na produção de leite materno."Realmente existem algumas dúvidas: 'Qual é esse alimento vai fazer com que produza mais leite? Esse outro pode causar cólica?'. Mas não tem nada comprovado cientificamente e o importante é orientar a mãe que ela observe. Porque existe toda uma historia genética. Um alimento que às vezes não é alergênico para um pode ser para outro. E se ela perceber que há alguma dificuldade, alguma dor, o bebê não se se sinta bem. Que ela observe esse alimento. Mas não há nada comprovado. É mito dizer que essa ou aquela alimentação, até agora não temos nenhuma comprovação cientifica, que alguns alimentos produzam uma produção maior de leite ou não".

Leia também:

Amamentação: como funciona a mama?

Amamentação exclusiva esbarra em dificuldades biológicas e culturais

Amamentação: dicas, dúvidas e mitos

A dona de casa, Stephanie Almeida, por exemplo, tem um filho de 11 meses e conta que sempre tirou as dúvidas sobre amamentação com a pediatra do pequeno Pietro."Foi o que eu mais escutei: canjica e cuscuz, até cerveja o povo fala que dá leite. Às vezes eu comia, por exemplo, feijão. Aí ele ficava sem fazer a necessidade. A médica mesmo falava que podia ser por alguma coisa que eu estava comendo, no caso do meu filho, foi o feijão. Sempre quando eu ia, era todo mês, aí eu sempre perguntava as coisas e ela me falava. Com ela eu tirava todas as minhas dúvidas".

A nutricionista da coordenação geral da saúde da criança e aleitamento materno do Ministério da Saúde, Neide Cruz ressalta que, em caso de dúvida, as mães devem sempre procurar orientação médica."Hoje nós temos equipes preparadas para orientarem essas mulheres. Toda a equipe multidisciplinar ela hoje é preparada para orientação para que possamos estimular o leite materno. Que ela busque orientação com seu pediatra, com o profissional que está atendendo, enfermeiro, e busque também trocar com mães que amamentaram, porque as mães que amamentaram e que foram orientadas também darão uma boa referência. E que tirem duvidas".

Veja também:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O leite materno é composto por todos os nutrientes que o corpo necessita como proteína, carboidrato, gorduras, vitaminas, minerais e pode evitar doenças como infecção respiratória, alergia, diarreia e reduzir a chance da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário