one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Criança perdida: pais devem ter atenção constante nas festas de Carnaval

Criado em 12/02/15 10h14 e atualizado em 12/02/15 11h16
Por Adriana Franzin Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Criança não cuida de outra criança. O excesso de confiança dos pais em delegar o cuidado dos pequenos aos maiores é o principal motivo de desaparecimentos durante o Carnaval. Para aproveitar as festas sem perder a alegria, a Polícia Militar recomenda que os pais cuidem pessoalmente dos filhos. "Muitas vezes o pai deixa com o irmão mais velho ou com o tio que não tem muita responsabilidade, e eles deixam a criança solta. E criança, se você soltou a mão, ela some no meio da multidão", alerta o capitão Michello Bueno, porta-voz da PMDF.

A maior incidência de desaparecimentos durante o carnaval é entre crianças pequenas, com idade entre quatro e sete anos de idade.

Segundo o capitão Michello Bueno, este tipo de ocorrência é o mais comum entre as atendidas pelo órgão durante os dias de folia, mas não há estatísticas desses casos porque as localizações das famílias são feitas sem a necessidade de registros policiais.

No entanto, nem sempre esse processo de encontro dos pais é rápido: "tem situação que demora. A gente leva para o posto policial, tenta ligar para os pais e não localiza", diz Bueno. Por isso, é importante preparar os filhos para imprevistos. "A criança passa muito tempo ali. Então, outra dica que a gente dá para os pais é que a leve bem alimentada; leve lanche, água, e passe bastante protetor solar porque a criança está exposta e se isso pode acontecer e a criança pode até passar mal", aconselha o capitão da PM.

Os mais crescidinhos

Entre os casos que chegaram a ser registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal no carnaval de 2014, a maior parte é de adolescentes. Apenas dois dos 16 comunicados são de crianças com menos de 11 anos. Em informe, o órgão destaca que entre as motivações mais comuns estão a fuga por conflitos familiares, violência doméstica, uso de drogas, perda por descuido e/ou desorientação. A maioria das crianças e pré-adolescentes alegou que apenas passou alguns dias na casa do namorado(a) ou amigo(a).

A Polícia Militar recomenda:

- Crianças devem ser cuidadas pelos pais,

- Não soltar a mão da criança,

- Evitar locais de grande aglomeração,

- Identificar a criança, para facilitar a localização, em caso de perda.

Há várias formas e modelos de identificação de crianças, e o Portal EBC fez uma pulseirinha que você pode imprimir para que as crianças usem. Basta escolher uma cor, imprimir e seguir as instruções:

pulseira_brincandocarnaval_ebc_0003_vermelha.jpg
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira vermelha
Pulseira verde
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira verde
Pulseira amarela
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira amarela
Pulseira azul
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira azul
Pulseira rosa
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pulseira rosa
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário