one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

O corpo depois da gravidez: qual o tempo necessário e o que pode ser feito para voltar ao normal?

Criado em 27/01/15 07h08 e atualizado em 27/01/15 09h35
Por Canal Saúde - Fiocruz Edição:Adriana Franzin

Somados os pesos do bebê, da placenta, do líquido amniótico, útero, mamas, sangue e fluídos, músculos e gordura da gestação, é normal e esperado que haja um aumento de nove a quase quinze quilos no corpo da mulher durante esse período. Grande parte desse total é perdido no parto e no período do resguardo. Os cerca de três quilos que efetivamente são de gordura da mulher são perdidos, segundo a fisioterapeuta obstétrica, Dominique Klaczko, com a própria amamentação.   

Durante o programa Ligado em Saúde, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ela afirmou que, mesmo passado o resguardo, é normal que a barriga não seja a mesma de antes. De acordo com a especialista, que trabalha com gestação, parto e acompanhamento no pós-parto há mais de 30 anos, é preciso esperar sem ansiedades o tempo necessário para o corpo se recuperar da gestação. São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua. 

Assista à entrevista aqui:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ligado em Saúde - O corpo depois da gravidez

Para voltar a praticar atividades físicas, Klaczko recomenda cautela para evitar problemas relacionados à intervenções cirúrgicas ou de articulação (que estão mais vulneráveis devido ao efeito da relaxina - hormônio liberado no final da gestação para facilitar a saída do bebê), por exemplo. Para saber quando se está pronta para voltar aos exercídios, ela aconselha começar com atividades leves, como caminhadas de 20 minutos. Sessenta dias depois do parto, caminhando cerca de uma hora por dia sem dores ou desconfortos, é possível voltar à academia ou à prática de atividades de maior impacto e intensidade.  

E a cinta?

Na opinião da fisioterapeuta, a cinta não favorece a redução da barriga. Segundo ela, a cinta apenas pressiona o local e acaba atrapalhando o trabalho muscular do abdômen que fica comprimido, mas relaxado. Para perder a barriguinha, recomenda exercício físico para tonificar, o que pode ser conseguido em cerca de três meses. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário