one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alunos indo para a escola em volta às aulas

Imagem:

Compartilhar:

Pais e estudantes devem preparar rotina de retorno às aulas

Criado em 15/01/15 10h28
Por Diane Lourenço Fonte:Agência Saúde

Educação: alunos indo para a escola
Volta à rotina exige preparação (Gustavo Gargioni/Especial)

Uma das coisas que a maioria das crianças mais gosta de fazer durante as férias é dormir mais tarde e acordar mais tarde. O problema é que a volta às aulas já está chegando e os pais devem começar a se preocupar com o retorno dos horários normais dos filhos.

A psicanalista do Hospital da Criança Conceição de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Viviane Jacques, recomenda que os pais comecem logo a lembrar aos filhos que a rotina das aulas já está voltando. "A constituição e a formação não entram em férias nunca, é do dia a dia. Mas é claro que existe um afrouxamento das regras que são necessárias e da rotina da escola. Mas é bom sempre manter uma rotina. Uma semana antes de começarem as aulas, que a criança já está organizando o material, organizando o uniforme, organizando a mochila, que se comece pouco a pouco a entrar em um ritmo de dormir mais cedo para acordar mais cedo no dia seguinte, porque vão ter que se confrontar com essa necessidade durante o período escolar."

Leia também:

Volta às aulas: saiba como garantir seus direitos

Pais podem consultar Detran antes de contratar serviço de transporte escolar

Governo do Distrito Federal atrasa início das aulas em duas semanas

A pastora Vanessa Silva é mãe do Carlos Eduardo, o Cadú, de nove anos. Ela conta que já conversou com o filho sobre a volta às aulas. "Eu conversei com ele ontem e daqui uns dias ele já tem que começar a voltar a dormir mais cedo para ele não ter esse choque de realidade, porque ele estuda de manhã em período integral e ele tem que acordar cedo e ele gosta de brincar demais. Ele mesmo tem falado: 'mamãe, quantos dias mais eu tenho de férias? Eu já começo amanhã? Já é amanhã?'. Então ele também está esperançoso para a volta das aulas."

Cadú, não esconde a ansiedade para voltar às aulas e encontrar os colegas. Ele já planeja o que vai fazer assim que as aulas começarem. "Eu vou chegar lá na sala, vou falar com todo mundo e vou dar um presente para a professora. Estou esperando para ver os amigos e para brincar com os meus colegas."

A psicanalista do Hospital da Criança Conceição de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Viviane Jacques, ressalta que a participação dos pais é importante para preparar as crianças. "A participação dos pais é no sentido de se interessar e de poder acompanhar a criança, de poder ajuda-la a organizar o material. Ou seja, é um momento de programação e planejamento durante às férias, que o resultado disso, na maioria das vezes, a criança vai feliz e entusiasmada para começar o seu ano letivo. Então, é importante que se possa ter um preparo e uma antecipação pelo menos nas duas semanas e na semana antes de começar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário