one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Babá, creche ou parentes: com quem deixar o bebê depois da licença-maternidade?

Criado em 13/02/15 10h06 e atualizado em 13/02/15 10h23
Por Conversando com o Pediatra - Sociedade Brasileira de Pediatria

Ao terminar a licença maternidade, a mulher vivencia um momento de estresse, pois está preocupada com a manutenção do aleitamento materno, a incerteza de como a criança vai se adaptar à mudança alimentar, e “com quem” ou “onde” deixá-la com segurança quando voltar ao trabalho.

O bebê acredita que ele e sua mãe são um ser único, daí a importância de se colocar a criança em contato com alguém que lhe tenha afeto, para substituir sua mãe que está no trabalho. Para a criança é fundamental estar com alguém que supra suas necessidades básicas de alimentação, higiene, sono e afeto.

Deixar a criança com uma das avós ou parente, com uma babá de confiança ou numa creche são todas boas opções, cabendo à mulher escolher uma delas, pesando os prós e os contras de cada uma, no seu contexto sociocultural. A melhor opção é aquela que a deixe tranquila, levando em conta a qualidade da atenção e a segurança da criança, a fim de que ela cresça saudável e desenvolva todo seu potencial.

O pediatra poderá ajudar nessa escolha, baseado no conhecimento dos antecedentes familiares e pessoais, além da percepção das necessidades específicas de cada criança.

Deixar a criança com o pai, avós ou outro parente de confiança, para a mãe tem a vantagem da sensação de paz, importante para não atrapalhar o aleitamento materno e favorecer a tranquilidade para o trabalho.

Quanto ao bebê e a babá, o maior conflito é a sensação da mãe de que sua criança está muito ligada afetivamente com sua cuidadora. Uma babá poderá ser uma boa escolha, desde que atenda a alguns requisitos. O ideal será que a babá seja saudável, simpática, dinâmica e com escolaridade mínima de ensino médio, experiência com lactentes e conhecimentos básicos de prevenção de acidentes e de primeiros socorros. A exigência da educação formal se deve ao fato de que as pesquisas mostram os piores indicadores de saúde relacionados à baixa escolaridade.

A criança em seu próprio ambiente, com uma babá de confiança, poderá ter menos infecções respiratórias e de pele que aquela que convive em ambiente com muitas pessoas. Por outro lado, perde-se a oportunidade de socialização, muito rica nesta faixa etária.

Escolhendo a crehe

Em relação às creches, é importante conhecer várias e observar alguns aspectos, antes de fazer a escolha. Observe os seguintes pontos:
- recursos humanos (cuidadores): quem são, sua formação, experiência, cursos, etc.;
- a infraestrutura física: para identificar se é um ambiente seguro com relação a degraus, escadas, rampas, móveis, pintura dos móveis e brinquedos, parquinho, fraldário, adequação dos banheiros, pias, cozinha, etc.; 
- alimentação: quem cuida? Observar a higiene, os produtos utilizados, os utensílios, onde e quem prepara os alimentos, etc.; 
- há convênio com algum serviço de urgência e emergência? Se não, como resolvem os problemas de acidentes?
- proximidade do trabalho ou de familiares que possam dar suporte, quando necessário.

A principal vantagem em escolher a creche é o incremento do desenvolvimento neuropsicomotor da criança que aprende rápido, convivendo com outras crianças. A linguagem, principalmente, desenvolve bastante nas crianças que convivem com outras.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário