one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Autismo

Imagem:

Compartilhar:

Autismo: fique atento a problemas de desenvolvimento e comportamento

Criado em 10/03/15 09h09 e atualizado em 02/04/15 09h19

O autismo infantil, hoje chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem como principais características a falta de reciprocidade – quando a criança não responde aos estímulos; a dificuldade de interação social e de estabelecer relacionamentos, e problemas na fala.

Descrito pelo psiquiatra Leo Kanner em 1943, hoje as características clínicas do Transtorno do Espectro Autista são mais amplas, o que torna mais fácil o diagnóstico e a intervenção precoce.

Os problemas de desenvolvimento e comportamento são diagnosticados em uma a cada seis crianças, em média. Porém, o diagnóstico dentro do espectro autista pode ocorrer entre cinco e sessenta casos a cada 10.000 nascidos. É uma doença que é três vezes mais frequente em meninos.

Geralmente, os pais conseguem identificar quando algo está errado em relação ao desenvolvimento de seu filho. Para isso, é importante que estejam atentos, pois sinais discretos de autismo podem estar presentes antes dos 18 meses de idade. Hoje se sabe que em 25% dos casos os sinais iniciam no primeiro ano de vida, 50% no segundo ano, e 25% a partir do terceiro ano de vida.

Alerta

Uma criança que apresenta comportamentos estranhos, atraso no desenvolvimento da linguagem, falta de reciprocidade e interação social, ou ainda atraso na comunicação verbal ou não verbal e um repertório restrito de atividades ou de interesses merece uma atenção especial. Em qualquer destes casos, os pais devem comunicar ao pediatra. A intervenção precoce, realizada por uma equipe multidisciplinar formada pelo pediatra, acompanhado de profissionais das áreas de psiquiatra infantil, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional é fundamental para melhorar a qualidade de vida da criança e sua família.

Assista: Repórter Brasil explica o que é o autismo

Creative Commons - CC BY 3.0 - Entenda o que é o autismo

Atualmente, o Transtorno do Espectro Autista é considerado um distúrbio complexo do desenvolvimento, com múltiplas causas. Não existe uma conclusão definitiva sobre os mecanismos genéticos envolvidos na doença, e nem de outros fatores que agridem o Sistema Nervoso Central, como doenças metabólicas e infecções que acometem o feto durante a gravidez (rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose).

Trata-se de uma doença complexa, com múltiplas causas e variados graus de comprometimento, que exigem um diagnóstico e intervenção precoce, possibilitando assim a redução dos sintomas com a possibilidade de aquisição da linguagem verbal e melhora da reciprocidade social, permitindo à criança maior autonomia e sua inclusão social.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário