one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Como estimular o desenvolvimento da linguagem do seu filho?

Criado em 12/03/15 08h24 e atualizado em 12/03/15 09h12
Por Portal EBC Fonte:Primeira Infância Melhor (PIM)

O guia Como Estimular o Desenvolvimento da Linguagem do Seu Filho? foi elaborado pelas fonoaudiólogas Alessandra F. Duzac e Danielle Silva e Silva ao acompanharem o projeto Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul.

O material fornece dicas de estímulos por faixa etária, que vai desde os primeiros meses do bebê até os 6 anos de idade. Abaixo, listamos algumas atividades propostas para cada fase, mas o material completo pode ser acessado por aqui.

Primeiros 3 meses:

Neste período, a criança aprenderá a sorrir e imitar alguns sons. Fale com voz suave e sorria durante a amamentação, banho, troca de fraldas e roupas e em todas as atividades que realizar. É importante que sempre olhe nos olhos dela, fortalecendo a relação afetiva.

3 aos 6 meses:

Brinque de esconde-esconde com o bebê: cubra o rosto com um pano e peça ao bebê que encontre você, ou esconda objetos ao alcance do bebê e pergunte onde está.

6 aos 9 meses:

Mostre livros para a criança, contando histórias e mostrando as figuras. Ensine os sons dos animais, objetos sonoros (carro, trem, e outros) e sons ambientes como a chuva. Será divertido!

9 aos 12 meses:

Quando a criança pedir algo apontando o dedo, diga o nome do objeto para que ele comece a se acostumar e repita com você.

12 aos 18 meses:

Pergunte qual o seu nome. Peça que lhe aponte as suas partes do corpo, ou de uma boneca. Ex: ''Cadê o pé?'', ''Onde fica o nariz?"

18 aos 24 meses:

Fale com ele de maneira carinhosa, com doçura na voz, mas não ensine as palavras de maneira incorreta como ''Quelo bincá com o nenê''. Ele está aprendendo a falar, é importante que ensine as palavras de maneira correta.

2 anos:

É importante desde cedo, ensinar seu filho a gostar do hábito de ler. Mesmo que ainda não esteja na idade para leitura, a rotina de ler livros com ele o ajudará no futuro. Escolha livros para a idade dele, com figuras grandes e coloridas.

3 anos:

Conte histórias e peça que a criança conte para outra pessoa da casa.

4 anos:

Estimule a criança a contar mais das suas tarefas para todos da casa: do que brincou, sobre o filme que viu, oque almoçou, como foi o passeio.

5 anos:

Ensine novas canções, rimas ou versos de memória.

6 anos:

Seu filho nessa idade faz muitas perguntas, responda todas com paciência. Aproveite esse momento para ensinar mais coisas a ele.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário