one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Endometriose afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva

Criado em 31/03/15 10h04 e atualizado em 31/03/15 10h22
Por Rádio Nacional de Brasília

Endometriose é uma doença feminina, que afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva, o que equivale a 7 milhões de brasileiras. Sobre o assunto o programa Cotidiano, da Rádio Nacional de Brasília, conversou com o professor titular da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC, César Eduardo Fernandes.
 
Ele explica que o útero possui um tecido interno chamado endométrio, que descama todos os meses por meio da menstruação. A endometriose acontece quando o endométrio se desloca para outros lugares como a trompa, ovário ou alças intestinais. Quando está fora do local correto no útero, o endométrio progressivamente vai produzindo um processo inflamatório, cicatricial, promovendo aderência nesse tecido. Ao logo do tempo isso traz consequências para a saúde da mulher, como dor pélvica, dificuldade para engravidar e dores nas relações sexuais.
 
Ainda de acordo com o médico,  existem muitas teorias discutidas na Medicina sobre as causas da endometriose. A mais aceita é a de que o tecido endometrial, por ocasião das menstruações, em vez de descer para a vagina, volta e caminhar para o interior das trompas e se depositar dentro da cavidade do abdômen. "É como se fosse uma regurgitação da menstruação, a menstruação retrógrada", explica.
 
Confira mais informações sobre a doença na entrevista abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Endometriose afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário