one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Café da manhã

Imagem:

Compartilhar:

Café da manhã é importante para a saúde das crianças

Criado em 25/03/15 09h24 e atualizado em 25/03/15 09h41
Por abc da Saúde Infanto-Juvenil

Bom rendimento escolar, mais atenção, memória, e disposição para os estudos e para a rotina em geral. Tudo isso é possível quando o dia das crianças começa com um bom café da manhã.

A primeira refeição é também a principal porque quebra o longo período de jejum e evita problemas desnecessários causados pela hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue). Considerando o hábito médio da população brasileira, ao levar à mesa o leite, pão (recheado com manteiga, por exemplo), frutas e suco, estão garantidos os carboidratos, que nos fornecem energia, as proteínas, cálcio e fibras (sobretudo, se o pão escolhido for integral), vitaminas e minerais. Um mix de nutrientes de que os pequenos precisam para iniciar as atividades diárias e favorecer o desenvolvimento.

O que ocorre é que, atualmente, a falta de tempo tem interferido bastante no hábito alimentar dos brasileiros. O dia já começa agitado com uma passada rápida pela cozinha para garfar algo bem prático, ou o que é pior: há quem se lembre de comer apenas na metade da manhã. O perigo é quando o mau hábito dos pais é transferido para as crianças.

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota (EUA), realizada com 2.200 adolescentes, mostrou que aqueles que consumiam café da manhã costumavam ter uma dieta saudável durante o dia e eram mais ativos do que os que pulavam refeição.

Cinco anos após o início do estudo, os que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham IMC (Índice de Massa Corpórea) menor do que os que não tomavam.

Ao negligenciar o café da manhã, o jejum normal torna-se muito prolongado e a baixa da glicemia dificulta as atividades matinais, pode acarretar deficiência de cálcio, tremores, mal-estar e até pessimismo. Além disso, a criança está mais propensa a comprometer a qualidade das refeições seguintes, porque tende a driblar a fome com lanches calóricos, ricos em gordura e carboidratos.

Pesquisas apontam que o consumo do café da manhã aumenta com a idade. Adultos, entre 18 e 60 anos, mantêm o hábito, enquanto crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos, pulam a refeição. A negligência maior, no entanto, se faz presente entre as adolescentes. Quando se preocupam demasiadamente com a imagem, em manter um corpo esbelto, levam ao extremo dietas restritivas sem orientação.

Começar o dia com alimentos saudáveis é levar saúde, disposição e bom desempenho mental não apenas para o resto do dia como ao longo da vida. No caso das crianças, no entanto, a colheita desses resultados depende dos pais. Eles que são os verdadeiros responsáveis por instituir e disseminar hábitos saudáveis e, sobretudo, regras de comportamento diante das refeições.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário