one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança durante amamentação

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisa aponta relação entre tempo de amamentação e inteligência

Criado em 18/03/15 12h57 e atualizado em 31/03/15 09h43
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Um estudo brasileiro publicado hoje (18), na revista britânica The Lancet, revela que quanto maior a duração da amamentação, maiores são o quociente de inteligência (QI), os anos de escolaridade e a renda na vida adulta. Os dados somam-se aos já conhecidos benefícios da amamentação durante sua prática, para torná-la importante, também, a longo prazo.

Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (RS) registraram as informações de aleitamento materno de 5.914 bebês nascidos na cidade em 1982. Aos 30 anos de idade, estudou-se o QI, o nível de escolaridade e a renda dos participantes, que a esta altura tinham se tornado 3.493 voluntários aptos.

Na análise dos resultados, os participantes que tinham sido amamentados por mais de 12 meses apresentaram maior quociente de inteligência, mais anos de escolaridade e maior renda do que aqueles amamentados durante menos de um mês.

De acordo com Bernardo Lessa Horta, médico e professor envolvido na pesquisa, estudos anteriores feitos em países ricos deixavam dúvida sobre os resultados serem um efeito da amamentação ou da renda. Já a pesquisa realizada em Pelotas, abrangeu subgrupos que foram avaliados levando em consideração algumas variáveis, como renda familiar, escolaridade materna, tabagismo materno e tipo de parto. E, em cada subgrupo, o resultado positivo em bebês que tinham sido amamentados por mais tempo era constatado.

Os dados apresentados pela Universidade Federal de Pelotas apontam que o aleitamento materno tem consequências, também, na vida adulta. Segundo Bernardo, a publicação do material é mais um dado para estimular que mães amamentem seus filhos o máximo possível. “O estudo é uma grande evidência da importância da amamentação”, conclui.

Assista matéria do Repórter Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Amamentação prolongada aumenta inteligência e salário no futuro

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário