one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Uso dos cinco sentidos ajuda a estimular o bebê

Criado em 02/03/15 09h26 e atualizado em 02/03/15 09h45
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Nos primeiros meses de vida, o bebê começa a entender o mundo, mas de um jeito diferente: por meio dos cinco sentidos. Ele compreende o que está à sua volta por meio de sons, aromas, toque, paladar. É assim que, ativamente, ele constrói a memória de suas experiências, usando todo o corpo, dos pés à cabeça.

Bebê comendo com as mãos
Creative Commons - CC BY 3.0 - Bebê comendo com as mãos

Bradley Gordon

Confira algumas dicas para ajudar a criança pequena a fazer descobertas e a sentir-se cada vez mais parte de sua família e comunidade:

Toque mágico – Tocar e ser tocado é essencial para a construção da identidade e do desenvolvimento afetivo. Daí a importância da amamentação, por exemplo, em que há o contato pele com pele e a sensação de aconchego. Para estimular a pele do bebê, use pinceis bem macios, penas, tecidos suaves, de diferentes texturas (seda, cetim, camurça, flanela, tule). Forre o chão com esses tecidos e deite o bebê sobre eles. Incentive-o a rolar. Depois dos seis meses, quando os alimentos sólidos passam a integrar a dieta das crianças, deixe-as colocarem a mão nas frutas, papinha, sucos, gelatinas, para que sintam calor, frio, maciez.

Olhar aguçado – A visão é trabalhada com o tato, já que primeiro o bebê visualiza o que vai pegar ou tocar. Quando nasce, e por algum tempo, a criança enxerga sem foco, embaçado. Nessa fase é bacana estimular a visão com o contraste do preto e branco no lugar de objetos muito coloridos. Depois dos seis meses, ela já enxergará como o adulto. Mostre a ela um objeto e depois entregue-o para que o segure. É importante que sejam objetos de tamanhos, cores e texturas diferentes e apresentados em distâncias e posições diversas para a visualização. Apontar objetos e nominá-los também é um exercício estimulante. Coloque o bebê deitado sob uma árvore, por exemplo, deixando-o observar o que está ao seu redor. Depois mostre e nomine a folha, a flor, o galho, o pássaro…

Na escuta – Falar com o bebê é muito importante para o desenvolvimento da comunicação. Por isso, crie narrativas curtas, mude o tom de voz, cantarole melodias, coloque canções de diversos ritmos para ele escutar. Deixe que ele derrube objetos no chão para prestar atenção nos ruídos que faz. Estimule-o a bater um objeto no outro. É importante, também, intercalar atividades sonoras com momentos de silêncio, já que o excesso de estímulos acaba agitando o bebê.

Narinas espertas – Se o bebê toma banho na creche, vale colocar um cheirinho de hortelã ou lavanda na banheira, assim como aproximar delicadamente o sabonete de suas narinas para que ele sinta o aroma. Os cheiros da comida também são um bom estímulo ao olfato e ajudam a criança a aceitar melhor os alimentos. Em borrifadores de roupa, coloque chás de camomila, erva-doce, erva cidreira e brinque de chuva cheirosa com o bebê.

Todos os gostos – para estimular o paladar do bebê, depois dos seis meses de vida, é importante deixar que experimente frutas (sempre descascadas e bem lavadas) e prove alimentos com texturas diferentes, que também contribuem ao desenvolvimento da mastigação. Na cozinha da creche, valem receitinhas sem sal, mas com temperos naturais, inofensivos à criança, para dar sabor aos alimentos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário