one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

OMS critica “epidemia de cesarianas”, com destaque para o Brasil

Criado em 11/04/15 12h59 e atualizado em 11/04/15 13h05
Por RFI

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta sexta-feira (10) que as cesáreas sejam realizadas apenas quando forem “medicalmente necessárias”, e lamentou a “epidemia” de cirurgias de parto que acontece em várias regiões do mundo, principalmente no continente americano.

O Brasil foi apresentado como um exemplo negativo de país onde existe uma “cultura da cesariana”.

A diretora do Departamento de Saúde e Pesquisas da OMS, Marleen Temmerman, afirmou que, “em muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento”, há um aumento do número de partos através de cirurgia, “inclusive quando não há razões médicas” que justifiquem a escolha. Essa “epidemia”, segundo Temmerman, acontece devido ao fato de os médicos quererem simplificar a própria vida, já que as cesarianas têm data marcada para acontecer.

A diretora ressaltou o caso do Brasil, onde “uma verdadeira cultura da cesariana” se instalou.

Cerca da metade dos bebês brasileiros vem ao mundo por meio de uma cirurgia, o que faz do país o líder mundial em número de cesáreas.

Cirurgia cesariana
OMS critica “epidemia de cesarianas”, com destaque para o Brasil

Recomendação de parto normal

As constatações foram publicadas nas novas recomendações da OMS relativas ao parto. Pela primeira vez, a organização recomendou claramente a prática de cesariana apenas quando há razões médicas para a realização da cirurgia. Até então, a entidade das Nações Unidas apenas indicava que o índice ideal de cesáreas deveria ser de 10 a 15% dos partos.

Essa taxa foi estabelecida por especialistas em 1985, mas a partir daquele ano, a opção pela cesariana teve um forte aumento, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Nas Américas, o índice chega a 35,6% das gravidezes, em média. Na Europa, 23% das mulheres acabam fazendo cesárea e na região do oeste do Pacífico, a taxa é de 24,1%. O fenômeno da “epidemia” só não se verifica na África (3,8%) e no sudeste da Ásia (8,8%).

A OMS está fazendo pesquisas para determinar um índice ideal atualizado de partos por cesárea. Estudos existentes mostram que uma taxa superior a 10% não significa uma redução da mortalidade materna e neonatal. Entretanto, nos países onde o índice é inferior a esse, a mortalidade diminui na medida em que a taxa de cesariana é maior. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário