one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Title: Danse des Puris, 1875

Imagem:

Compartilhar:

Parto das índias: conheça técnicas usadas pelas parteiras Tupinikim

Criado em 03/06/15 10h13 e atualizado em 03/06/15 10h17
Por Adriana Franzin/EBC

Elas aprenderam a partejar com as sogras, mães, tias e primas. Herdaram o conhecimento das parteiras antigas, consideradas dotadas de extensa sabedoria sobre as ervas, o parto e a natureza. Conhecimento que foi se perdendo com o tempo e com a institucionalização do parto, à medida que a expansão dos serviços médicos-hospitalares alcançaram as aldeias. Na década de 80, elas foram intimidadas por um sistema hegemônico que exigia autorização para que pudessem exercer suas práticas, sob a pena de serem presas, em caso de intercorrência, segundo a pesquisadora Vilma Benedito de Oliveira. Em sua monografia "Saberes e práticas das parteiras Tupinikim", apresentada na Universidade de Brasília, ela resgatou, por meio de entrevistas com parteiras remanescentes, algumas das técnicas empregadas para acelerar o trabalho de parto, garantir o bem-estar da parturiente, facilitar a dequitação e nos primeiros cuidados com o bebê.

Antes do parto

As parteiras Tupinikim costumam orientar a gestante a se preparar fisicamente antes do parto. No quinto mês de gestação, recomendam a ingestão de um purgante para evitar que a criança tenha problemas de pele. Dentre outras orientações, elas aconselham a não dormir muito durante o dia e fazer os trabalhos domésticos normalmente. No acompanhamento da gestação, as parteiras tocam a barriga da mulher para verificiar se a criança está na posição cefálica (mais favorável para o nascimento). Caso contrário, fazem massagem com óleo de amêndoa para direcionar a criança

Parto 

O parto praticado na aldeia é totalmente natural, sem nenhum tipo de intervenção medicamentosa. São respeitados a fisiologia e o tempo da mulher. Ela tem liberdade de posição, para andar, comer, beber e estar na companhia de quem desejar. Contam com o apoio emocional das pessoas que a rodeiam, principalmente da parteira, que não se ausenta em momento algum, não importando a duração do processo de parturição. 

Os métodos usados pelas parteiras com o objetivo de reduzir o trabalho de parto incluem:

- banhos quentes: da cintura para baixo, dentro de uma bacia de madeira; 

- mentrasto (Erva de São João): usado para "aumentar a dor", fortalecendo as contrações uterinas", em forma de chá. Um gole oferecido à mulher e o restante misturado à água no banho quente; 

- sabão virgem: costume tradicional relatado por algumas parteiras;

- massagem com óleo de amêndoas: chamado de "esfriguição" pelas parteiras, consiste em movimentos de puxo do bebê no sentido abdome-pelve. Há relatos de uso do óleo aquecido ou de parteiras que passavam o óleo nas mãos e aqueciam-nas no calor de brasas antes de realizar a massagem.

- rezas: as parteiras entrevistadas afirmaram que apenas as "parteiras antigas" tinham o conhecimento das rezas. "Iracema informou que quando o parto era demorado, a 'parteira antiga' percebia que o bebê estava mal posicionado para nascer, então, ela ia para fora da casa rezar e logo ocorria o nascimento."

"[...] dava um banho de água bem quente na gamela (bacia de madeira) da cintura para baixo e depois sacudia a barriga, dava a esfriguição (massagem) com óleo de almenda pra aumentar a dor e acelerar o parto [...]" Parteira Araci

A dequitação da placenta é natural, ou seja, a parteira aguarda a placenta se desprender livremente, sem a tração do cordão umbilical e sem nenhum tipo de medicamento. Depois, a puérpera toma banho na gamela com água morna pura, com sal ou pedra hume. Em seguida, a parteira faz a massagem na barriga e coloca uma cinta de tecido para apertá-la, favorecendo a involução uterina e dando mais firmeza ao abdome. A mulher fica restrita ao leito por um período que varia de três a cinco dias. A placenta, segundo o costume, é enterrada pelo marido em um dos cantos da casa, "sem ninguém ver". 

Uma das parteiras entrevistadas pela pesquisadora afirmou que quando a placenta demorava para se desprender fazia uma "simpatia". "[...] Só as vezes quando fica o resto, a placenta fica pra trás agarrado aí tem que fazer simpatia pra poder tirar. A vez dá três caroço de feijão pra pessoa engolir e soprar na garrafa pra poder descer a placenta", afirmou Anauá.

Pós-parto

A parteira mede três dedos acima da barriga da criança e corta o cordão umbilical com uma tesoura. Limpa com um algodão e envolve o coto com um tecido leve. As mulheres, em geral, tomam um banho após o parto e são envoltas, na barriga pela cinta. Três dias após o parto, é costume tomar banho e beber o chá feito com duas ervas medicinais, conhecidas como "quitoco" e "bete" para ajudar no processo de limpeza e involução uterina.

"Tem os dois remédio: o quitoco e o bete. Depois de três dias que ganha, dava o banho e dava o purgante. Dá o banho e o chá pra beber e dá esfriguição depois também na barriga de cima pra baixo e de baixo pra cima. Tem uma cinta pra aertar pro útero da mulher ficar numa posição só", explica Anauá.

Segundo a parteira Iracema, fonte da pesquisa, era costume entre os antigos da tribo, a reclusão da mãe e do bebê no quarto, onde não poderia entrar corrente de ar, no sétimo dia após o nascimento. Na noite, a parteira fazia uma defumação com incenso em todos os cantos da casa, mas roupas do bebê e fazia outra massagem na barriga da mulher. Até completar esse período, o bebê só podia ser visto pelas pessoas de sua casa. 

Resguardo

Na cultura Tupinikim, o período de trinta a quarenta dias depois do parto é permeado de simbologias e restrições alimentares que visam garantir a saúde da mulher e da criança. Por exemplo:

 "[...] lagarto ela não podia comer porque a criança custava a andar" - Iracema

"A raia quando pega ela e bota dentro do bote, ela bota as tripa pra fora, então se a mulher comer ela fica assim" - Ceci

"Caranguejo era só depois de 40 dias, os que tinha com puã igual, pro peito não ficar errado. Ameixa só de um mês e pouco, porque a ameixa (marisco do mangue, tem menstruação e logo vinha a menstruação. Não podia comer. A ostra podia comer, e a ameixa não" - Iracema

"Só não pode comer batata doce porque ela poca (racha), aí faz mal. Nã pode comer ovo porque deixa a mulher catingosa" - Araci

Entre os males de se quebrar o resguardo também se incluem o inchaço da barriga, a diarreia e até a morte. Para curá-los, as receitas são diversas: garrafadas feitas com cachaça e arruda, chá de picumã (teia de aranha mais a fumaça da queima de madeiras que se forma em cima do fogão de lenha) e o purgante feito com óleo de rícino e chá de rosa branca.

No pós-parto imediato, até os dias atuais, a família toma a "sopa branca" que é um pirão feito de caldo de galinha e farinha de mandioca, temperado com bastante pimenta do reino, alho e sal. À puérpera é permitido ingerir apenas a coxa e o peito da galinha. As demais partes são para consumo dos familiares na comemoração pelo nascimento da criança. 

A bruxa

Para evitar o risco de morte do recém-nascido nos primeiros dias, é costume, nas aldeias Tupinikim, deixar a casa sempre iluminada pela lamparina e guardar uma tesoura embaixo do travesseiro da criança. Ela serve para que a mãe corte a finíssima língua da bruxa, caso ela venha sugar o sangue do bebê. A parteira Iracema relata que perdeu um dos irmãos por conta da bruxa: "Mamãe suntou (ouviu) um negócio abrindo a palha em cima. Mamãe não ligou não. Parece que tem alguma coisa abrindo. Ela só viu quando o nenê deu um gemido. Deu aquele gemido, aí ela viu um fio, uma linha. Parece que botaram aquela linha em cima da criança e chupou o sangue dele todinho pela aquela linha. Foi a bruxa que chupou o sangue dele todinho. Daí ele morreu, o segundo filho dela".

*Agradecimento à professora Sílvia Maria Ferreira Guimarães, pela orientação nas pesquisas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário