one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pai e bebê

Imagem:

Compartilhar:

Paternidade participativa: o papel dos pais contemporâneos

Criado em 09/04/15 10h56 e atualizado em 07/08/15 13h27
Por Instituto de Psicologia - Usp

Apesar das transformações psíquicas que a chegada de um bebê provoca no pai, os modelos provenientes da família de origem desse pai e referenciais de paternidade patriarcal ainda caracterizam seus diferentes posicionamentos em relação aos cuidados oferecidos ao bebê. Dessa forma, a ideologia patriarcal situa homens e mulheres em posições essencialmente opostas.

Para investigar os referenciais provenientes do modelo patriarcal de paternidade e do modelo contemporâneo que vem sendo denominado de paternidade participativa, a psicóloga Carine Mendes desenvolveu uma pesquisa de mestrado para acompanhar pais ao final do período gestacional e no início do puerpério. O intuito era observar a apropriação do papel de cuidador por esses pais.

Nesse novo processo de constituição parental, de acordo com a pesquisadora, “as mães apresentaram atitudes tanto de rivalidade diante da relação pai-bebê como de confiança nas capacidades do pai de se introduzir de forma adaptativa nesse momento”. Logo, o comportamento das mães e a capacidade de dividir um cuidado que por muito tempo caracterizou a primazia da maternidade foi um elemento de fundamental importância para a inserção dos pais como cuidadores ativos.

Ao entrar para o mercado de trabalho, a mulher se tornou financeiramente independente do homem e este, por sua vez, vem sendo cada vez mais solicitado a fazer parte do ambiente doméstico. Essas mudanças têm viabilizado relações mais afetivas e acessíveis entre pais e filhos, desmistificando a ideia de que amor e cuidados infantis partem exclusivamente da mãe.

O pai, como um cuidador participativo, ganha espaço e começa a estabelecer diferentes dinâmicas afetivas. No entanto, embora o pai se mostre mais engajado durante o período gestacional, algumas instituições de saúde ainda priorizam o binômio mãe-bebê em detrimento do trinômio pai-mãe-bebê. “O pai é ignorado em seu papel de cuidador e excluído do acompanhamento ao crescimento fetal e do nascimento do bebê”, problematiza Carine.

Crianças precisam do apoio emocional dos pais
Creative Commons - CC BY 3.0 - Crianças precisam do apoio emocional dos pais

 

Outro exemplo dessa visão é a legislação trabalhista brasileira que concede 120 dias de licença maternidade e somente cinco dias de licença paternidade, ignorando a importância do vínculo inicial entre o pai e o bebê e perpetuando a ideia de que a mãe é a cuidadora e o pai o provedor. Portanto, a mulher deve permanecer com o bebê enquanto o homem deve voltar ao trabalho.

Diante das diversas transformações sociais e econômicas ocorridas nas últimas décadas, como por exemplo, reavaliação da autoridade do pai no mundo moderno, divisão das obrigações financeiras entre os familiares e diferentes tipos de definições de família, a posição masculina se alterou e permitiu a flexibilização de papéis e funções.
Essa nova mentalidade pai-mãe-filhos, que é mais democrática, parte de mudanças nas dinâmicas e nos referenciais familiares transmitidos ao longo das gerações, o que não significa uma ruptura com os modelos anteriores, mas, sim, uma reinterpretação do papel do pai.

Carine destaca, no entanto, não haver padronização, pois pais e mães estabelecem contatos e interações a partir de suas características individuais. “A importância da participação do homem em cuidados que eram exclusivos das mulheres se situa na possibilidade de expandir a qualidade destes e fortalecer o vínculo entre o pai e o bebê desde os primeiros momentos de vida”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário