one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Remédios e produtos de limpeza são os principais causadores de intoxicação infantil

Criado em 27/04/15 10h09 e atualizado em 27/04/15 10h16
Por Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SBP Fonte:Conversando com o Pediatra - Sociedade Brasileira de Pediatria

A exposição a produtos tóxicos é um evento comum em crianças pequenas, que têm o hábito de colocar qualquer coisa na boca. A grande maioria dos casos ocorre na residência, em crianças com menos de seis anos de idade. Já nos adolescentes, 46% dos casos de exposição a substâncias tóxicas são intencionais.

A diminuição das mortes por intoxicações está ligada diretamente à adoção de medidas preventivas e educativas, como a obrigatoriedade de embalagens de medicamentos com tampas invioláveis, educação pública permanente através da mídia, e a criação dos centros de controle de intoxicação (CCI), facilmente acessíveis por telefone.

 O que é perigoso para a criança

Os principais grupos de agentes toxicantes são: medicamentos, produtos de uso domiciliar, pesticidas agrícolas, raticidas e plantas.

Entre os medicamentos, destacam-se antitérmicos, soluções nasais, antigripais, antialérgicos, sedativos, antidepressivos, antieméticos, medicamentos para asma, diabetes e hipertensão arterial.

Os produtos domésticos podem provocar intoxicações por ingestão, inalação e contato com pele e olhos, o que pode ser facilmente evitado, com adoção de medidas simples dentro de casa.

Devemos chamar a atenção para a soda cáustica e o hipoclorito de sódio manipulado (não comercializado), que provocam grandes danos à criança, e não deveriam ser adquiridos. Os solventes e derivados de petróleo podem provocar danos ao sistema respiratório da criança, pois são voláteis e facilmente atingem o pulmão.

Outros produtos domésticos potencialmente tóxicos e comuns no ambiente de casa e que devem ser mantidos em local inacessível para as crianças são acetona, álcool, amônia, antisséptico bucal, naftalina, cloro, detergentes, desodorantes, esmalte de unha, éter, flúor, inseticidas, limpadores de vasos sanitários e perfumes.

Entre os raticidas, os dicumarínicos provocam sangramentos, e o chumbinho pode ser fatal.

A intoxicação também pode se dar por contato com plantas, na sua casa ou em terrenos próximos. É preciso estar atento principalmente para a “comigo-ninguém-pode”, que provoca lesões em lábios, boca e esôfago, com inchaço, dor e feridas.

Nos últimos anos, vem ocorrendo casos graves devido à ingestão de baterias em formato de disco, comuns nos brinquedos eletrônicos. A lesão intestinal pela bateria em disco é causada por geração de corrente elétrica local, podendo levar a sangramento e perfuração, com potencial risco de óbito. Quando no esôfago, as queimaduras aparecem com menos de duas horas de ingestão, e as perfurações podem ocorrer cerca de cinco horas após o acidente. O diâmetro aumentado da maioria das baterias de lítio (20 mm) causa maior dano no esôfago das crianças, o que faz com que elas estejam associadas aos casos de maior gravidade e mortes. Assim, nos casos testemunhados, a criança deve ser levada à Unidade de Emergência de um hospital de referência para que a bateria seja retirada imediatamente.

Regras de segurança

•    Manter produtos domésticos e medicamentos em locais fechados, sem possibilidade de ser visto ou alcançado por crianças.
•    Use cadeados ou trancas nos armários onde os produtos estão estocados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário