one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças brincam em parque

Imagem:

Compartilhar:

Como as crianças percebem o gênero e se socializam?

Criado em 28/05/15 10h20 e atualizado em 28/05/15 10h38
Por Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

O gênero é uma das primeiras categorias sociais das quais as crianças se tornam conscientes. Mesmo as crianças pequenas podem distinguir machos e fêmeas. Por volta dos 3 anos de idade, a maioria das crianças já conhece sua própria identidade de gênero e se rotula como menino ou menina.

As crianças pequenas aprendem sobre muitos papéis associados aos gêneros através de seus pais. Alguns pais esperam atitudes, comportamentos e interesses diferentes dos seus filhos e filhas. Através de seus comentários, comportamentos e escolha de brinquedos e atividades, direta ou indiretamente, eles ensinam às crianças o que é apropriado para meninos e meninas.

As crianças também moldam seu próprio desenvolvimento de gênero. Aos 3 anos de idade, elas preferem brinquedos estereotipados para seu gênero. Após terem se rotulado como meninos ou meninas, as crianças começam a tentar identificar as atividades, comportamentos e aparência de outras crianças do mesmo gênero.

As crianças pequenas, muitas vezes, se comportam ou se vestem de maneira extremamente estereotipada (por exemplo, uma menina que brinca de princesa), mas podem também explorar outros papéis. Os fatores biológicos também influenciam o desenvolvimento do gênero. Por exemplo, as meninas que foram expostas durante a gestação a níveis elevados de hormônios masculinos (andrógenos) demonstram interesse em atividades “de tipo masculino”.

Muitas crianças preferem brincar com pares do mesmo gênero. Essa preferência aumenta quando elas começam a frequentar a escola. As crianças que têm oportunidades de brincar em grupos com crianças dos dois gêneros desenvolvem as habilidades necessárias para interagir eficazmente com meninos e meninas.

As crianças devem ter liberdade para escolher suas atividades e comportamentos. Por isso, é muito importante desmistificar expectativas e preconceitos que você e seu filho ou sua filha demonstram quanto ao gênero.

Saiba o que pode ser feito:

 - Exponha seu filho ou filha a uma combinação de brinquedos e atividades estereotipadas como femininas e masculinas (por exemplo, bonecas, carrinhos, brincadeiras de faz de conta e esportes) para aumentar o repertório de habilidades da criança.
- Crie ambientes alegres que atraiam tanto os meninos quanto as meninas, em vez de espaços para brincadeiras específicas a um só gênero (por exemplo, brincadeiras de faz de conta e blocos de construção).
- Evite fazer comentários que refletem estereótipos de gênero (por exemplo, as “meninas devem se comportar bem” ou “os meninos não devem chorar”).
- Questione os preconceitos e os estereótipos de gênero de sua filha ou filho (por exemplo, com afirmações tais como “alguns meninos gostam de brincar de casinha”, “as meninas também podem ser boas jogadores de futebol”).
- Exponha seus filhos a modelos contrários aos estereótipos, tais como:
  *Pais que cuidam da casa
  *Homens enfermeiros
  *Mulheres policiais
  *Mulheres motoristas de caminhão

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário