one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cofres de porquinho

Imagem:

Compartilhar:

Como ensinar a criança a lidar com dinheiro?

Criado em 18/05/15 10h47 e atualizado em 18/05/15 10h57
Por Sociedade Brasileira de Pediatria

Uma das maneiras mais eficazes de aprender algo é quando esse aprendizado ocorre a partir de situações reais. O dinheiro está tão presente em nossas ações diárias, que não é difícil encontrar situações em que possamos mostrar às crianças, desde muito pequenas, como lidar com o dinheiro. Ao fazer compras, manusear cédulas, moedas e cartões de crédito ou ao receber o salário, os pais podem mostrar o dinheiro à criança. Assim, aos poucos, elas aprendem para que serve o dinheiro, de onde ele vem e como se usa.

As crianças mais velhas podem participar de algumas decisões da família, planejando os gastos nas férias, por exemplo, ou opinando na compra de produtos mais caros.

A escola, desde a Educação Infantil (creche e pré-escola) em muito contribui nesse tema. As atividades em que a turma faz compras em feiras ou supermercados exigem organização e planejamento, ensinando a lidar com o dinheiro. A farmácia ou o supermercado de faz de conta (tipicamente atividades de leitura e escrita, utilizando embalagens vazias de medicamentos ou produtos), são muito lúdicos e podem incluir notas e moedas de brincadeira, para as operações de compra e venda, exercitando conceitos da matemática. Quando a criança já tem noção de quantidades e de números, a experiência se torna mais completa, com a possibilidade de fazer os cálculos, somando os valores e dando o troco.

Mas os aprendizados não param por aí. Quando compramos presentes para as crianças, nossas atitudes devem mostrar que eles custaram dinheiro e que o dinheiro não é ilimitado. Mesmo as famílias mais abastadas devem evitar presentear seus filhos indiscriminadamente, ensinando-os a serem comedidos e a valorizarem e usufruírem o que ganham. Resistir ao “eu quero”, e ao “me dá” é uma excelente forma de causar pequenas frustrações, consideradas adequadas para o desenvolvimento infantil, e muito importantes na construção de limites. 

Por meio do dinheiro, realizamos doações, ações voluntárias e de solidariedade. Tais ações, mostradas às crianças, tendem a desenvolver nelas os sentimentos de cooperação e de ajuda aos mais necessitados.

Também deve ficar clara a responsabilidade de quem compra com relação aos produtos e serviços comprados: cada vez mais se valoriza seu impacto no meio ambiente, e seu uso sem desperdícios.

A partir dos seis anos, é interessante oferecer pequena quantia em dinheiro por semana (a semanada), que deve se transformar em mesada, mais adiante, por volta dos dez anos. Funciona muito bem para ajudar a criança e o adolescente a controlar, planejar e poupar, gerenciando seus pequenos gastos de forma cada vez mais autônoma.

Finalmente, achamos importante ressaltar o impacto da publicidade dirigida ao público infantil, que pode ser danosa e gerar sérios desvios no comportamento de crianças e jovens. Recomendamos aos pais a difícil tarefa de estarem sempre atentos às más influências da publicidade, criticando e orientando de acordo com suas convicções. Acima de tudo, os pais ensinam com o próprio testemunho, ou seja, sendo eles próprios bons exemplos, no uso consciente e criterioso do dinheiro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário