one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Adoção

Imagem: Agência Brasil

Compartilhar:

Primeira infância: crianças em situação de acolhimento precisam de cuidados

Criado em 05/05/15 09h48 e atualizado em 05/05/15 10h32
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Nos últimos anos, a primeira infância tem sido foco de pesquisas e políticas públicas. Isso porque se comprova, cada vez mais, que as experiências tidas nos primeiros anos de vida determinam de maneira significativa o desenvolvimento de cada pessoa nos estágios posteriores da vida.

De acordo com informações da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), os primeiros seis anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento das estruturas física e psíquica e de habilidades sociais da criança. Para a RNPI, essa é uma fase de grande vulnerabilidade do indivíduo, que demanda proteção e um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento de suas potencialidades.

Atenta a esta circunstância, a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Instituto Fazendo História realiza, desde 2005, trabalhos em parceria com diversos serviços de acolhimento institucional.

Para a entidade, a demanda da primeira infância pode ser suprida ainda que as crianças não estejam em casa, com sua família.

“Sabe-se que o acolhimento não é necessariamente prejudicial aos bebês, desde que estejam presentes as condições necessárias para seu bom desenvolvimento e que a qualidade da relação estabelecida entre o bebê e seu cuidador esteja em primeiro lugar na lista dessas condições”, aponta a Oscip.

Uma das experiências estudadas pelo Instituto Fazendo História é a de Lóczy, uma instituição criada em Budapeste, Hungria. Para construir sua metodologia de intervenção junto aos bebês, a pediatra e diretora do local, Emmi Pikler, baseou-se na observação deles e no reconhecimento de que, desde seu nascimento, são sujeitos ativos e não apenas passivos necessitando de cuidados. Por isso, a orientação em Lóczy é que sempre se converse com o bebê durante os cuidados diários, tais como banho, troca de fraldas e alimentação.

Com base nesta e outras observações, o instituto desenvolveu uma publicação onde compartilha experiências, reflexões e práticas com os educadores dos serviços de acolhimento e com famílias acolhedoras. Dentre as dicas de como lidar com a primeira infância, seja em um acolhimento institucional, seja em casa com a família, estão:  

- Olhar nos olhos do bebê;
- Respeitar o ritmo do bebê (não ensiná-lo a sentar, engatinhar e andar);
- Falar com o bebê sobre o que está fazendo e informar-lhe o que vai acontecer;
- Ler para o bebê;
- A partir dos 3 meses, colocar os bebês no chão, sempre de barriga para cima, onde podem se movimentar à vontade;
- A criança deve ter acesso a diferentes objetos que possam ser “explorados”;
- Levar a sério o choro do bebê e tentar entendê-lo.

Acesse o conteúdo do Instituto Fazendo História aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário