one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parteiras fazem diferença para cerca de 300 mil mulheres ao ano, diz ONU

Criado em 26/05/15 09h13 e atualizado em 26/05/15 09h23
Por Rádio ONU

O Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, afirmou que as parteiras podem ser a diferença entre a vida e a morte para cerca de 300 mil mulheres por ano. Em relação às crianças o número por ser 10 vezes maior.

A agência afirma ainda que, além dos cuidados com as mulheres durante e após o parto, as parteiras fornecem ampla assistência. Entre elas, estão a promoção dos direitos de mulheres e meninas, cuidado em emergências humanitárias, treinamento e aconselhamento em planejamento familiar e saúde reprodutiva.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Unfpa: parteiras fazem diferença para cerca de 300 mil mulheres ao ano

Mortalidade

No entanto, de acordo com o Ufpa, há grande escassez de parteiras em todo o mundo. A agência, junto com uma rede de 30 parceiros, trabalha em escala global, regional e nacional para aumentar esses serviços.

Durante o Dia Internacional da Parteira, celebrado em 5 de maio, o diretor-executivo do Unfpa afirmou que a mortalidade materna caiu em cerca de 50%, de estimativas de 523 mil em 1990 para 289 mil na última contagem.

Babatunde Osotimehin declarou que este avanço é bem-vindo mas, não é suficiente. Segundo ele, cerca de 800 mulheres continuam morrerendo todos os dias por complicações na gravidez e no parto.

Treinamento

O chefe do Unfpa afirmou que é preciso fazer mais, começando com treinamento e mais parteiras.

Segundo a agência, evidências mostram que parteiras que são treinadas e regulamentadas em padrões internacionais podem fornecer 87% do cuidado essencial necessário por mulheres e seus recém-nascidos.

O Fundo pede mais investimentos para aumentar o número de parteiras e aprimorar a qualidade e o alcance de seus serviços. Para o chefe do Unfpa, "forte compromisso político e investimentos em parteiras são necessários para salvar milhões de vidas todos os anos".

Escola

Babatunde Osotimehin afirmou que a agência vai continuar apoiando a profissão de parteira, saúde reprodutiva e sexual e direitos reprodutivos para todas as mulheres.

O Unfpa financia mais de 250 escolas específicas com livros, equipamentos e professores e ajudou a treinar mais de 15 mil parteiras em todo o mundo.

A agência apoia a profissão de parteira em mais de 70 países. Em 2014, o Fundo ajudou a lançar programas de bacharelado na área no Afeganistão, em Burquina Fasso, na Somália e em Zâmbia.

Tags:  parteira, UNFPA
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário