one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Como lidar com crianças ansiosas e depressivas?

Criado em 09/06/15 11h30 e atualizado em 09/06/15 11h41
Por Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

A ansiedade e a depressão podem ser difíceis de serem detectadas e diagnosticadas em crianças pequenas, mas esses problemas podem começar bem cedo, na primeira infância.

Crianças ansiosas ou depressivas podem parecer ser muito tímidas, tendem a evitar contatos sociais e, no caso de situações não familiares, retrair-se ou ter reações exageradas. Elas podem exibir uma tristeza profunda, medos e preocupações e ter problemas para comer e dormir.

Esses problemas podem levar à baixa autoestima, falta de habilidades sociais e risco de rejeição dos pares à medida em que se desenvolvem. Entenda:

Creative Commons - CC BY 3.0 - seu_filho_e_ansioso_ou_depressivo.mp4

Os pais, os cuidadores e os profissionais da saúde podem trabalhar juntos para ajudar as crianças a superar sua ansiedade e depressão.

Ao trabalhar como uma equipe, eles podem ajudar as crianças a identificar e reconhecer seus sentimentos, redirecionar sua tendência a se isolar e lhes proporcionar um ambiente seguro e protegido. Eles também podem dar apoio às crianças ansiosas ou depressivas para que elas se adaptem a novas situações e lhes ensinar como se juntar aos colegas e brincar com eles.

Os pais também podem adaptar sua forma de tratar os filhos ao temperamento da criança. Eles podem evitar ser superprotetores ou deixar seus filhos perceber suas próprias ansiedades.

Há meios de ajudar as crianças com ansiedade e depressão, assim como seus pais. Reconhecer a ansiedade e a depressão já é um bom começo. Saiba mais:

Creative Commons - CC BY 3.0 - como_ajudar_as_criancas_ansiosas_ou_depressivas.mp4

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário