one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hipertensão Arterial afeta mais de 3,5 milhões de crianças

Imagem:

Compartilhar:

Criança com pressão alta: excesso de peso pode desencadear doença

Criado em 30/06/15 10h16 e atualizado em 30/06/15 10h35
Por Departamento de Nefrologia da SBP Fonte:Conversando com o Pediatra - Sociedade Brasileira de Pediatria

A hipertensão arterial na criança e no adolescente tem duas causas principais:

A hipertensão é primária quando a família da criança (pais, tios, etc.) tem história de hipertensão ou se ela tem outros fatores relacionados como, por exemplo, a obesidade ou o sedentarismo.

A criança pode ter hipertensão secundária, que é causada por doenças que provocam a pressão elevada. Estas podem estar relacionadas com doenças renais ou nos vasos sanguíneos, por problemas cardiovasculares, endócrinos, por tumores ou outras condições clínicas menos frequentes.

Pressão normal varia com a idade da criança

A pressão arterial normal na criança varia com a idade, o sexo e a altura, sendo utilizados dados epidemiológicos comparativos. A determinação da pressão arterial envolve mensuração, técnica e interpretação adequada. O diagnóstico só pode ser dado pelo médico. 

Os valores normais de pressão arterial constam de gráficos e tabelas conhecidas e divulgadas na literatura médica. Existem gráficos para crianças no primeiro ano de vida e tabelas para crianças e adolescentes de 1 a 17 anos de idade. Após os 18 anos a pressão arterial passa a ser classificada como estabelecida aos valores do adulto.

Alguns fatores aumentam o risco de uma criança ou adolescente apresentar ou mesmo desenvolver hipertensão arterial

Alguns fatores não podem ser modificados como, por exemplo, a hereditariedade e a raça. Existe maior risco de pressão alta em quem tem pais com hipertensão e na raça negra, por exemplo. Entretanto, outros fatores podem ser controlados. Dentre esses últimos, podemos citar: o excesso de peso, a inatividade física, o excesso de sal na dieta alimentar e o estresse, entre outros.

Quando os pais devem suspeitar que seu filho pode ser hipertenso?

A melhor forma de saber se o seu filho apresenta hipertensão arterial é medindo sua pressão. Médicos e enfermeiros treinados podem medir e interpretar a pressão das crianças e adolescentes usando equipamentos adequados. A grande maioria de crianças e adolescentes hipertensos não apresenta nenhum sintoma. Alguns pacientes, dependendo de antecedentes pessoais, do quadro familiar e das condições clínicas de base, poderão apresentam maior risco de hipertensão. Neste caso, recomenda-se medir a pressão com frequência, durante a consulta médica.

Os sintomas eventualmente aparecem quando a pressão arterial está muito elevada. Alguns dos sintomas e sinais que crianças e adolescentes com hipertensão podem apresentar são: tonturas, sensação de falta de ar, palpitações, náuseas, dor de cabeça persistente, fadiga recorrente, problemas cardíacos, problemas neurológicos e alterações da visão, entre outros.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário