one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Livro ensina crianças sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção

Criado em 14/06/15 14h15 e atualizado em 14/06/15 14h24
Por Andreia Verdélio

Do universo 1.173 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, 50 foram selecionadas para compor o Livro Vermelho das Crianças, uma publicação que visa familiarizar o público infantil sobre o tema e que apresenta, de forma simples e explicativa, os problemas que afetam a nossa fauna.

O livro foi editado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e está disponível no Canal Ciência, portal de divulgação científica do Ibict, em cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As 50 espécies do livro representam os diferentes grupos taxonômicos e biomas e são espécies muito conhecidas como desconhecidas pelas crianças, como a arraia-aramaçá, a ararinha-azul, o tatu-bola, a fadinha, o pato-mergulhão, o tamanduá-bandeira, o balança-rabo-canela e o peixe-boi-marinho.

As ilustrações que compõe o livro foram feita por 76 crianças de diversas regiões do Brasil e as histórias, escritas por Otávio Maia e Tino Freitas, trazem humor e afeto e tentam despertar a afetividade no leitor e reforçar a relação de equilíbrio entre a fauna e o meio ambiente.

O livro também traz explicações, curiosidade e citações de autores como Guimarães Rosa, Helmunt Sick, Manoel de Barros e Orlando e Cláudio Villas Bôas. Na página 9 do livro, há também um desenho feito por um dos filhos do naturalista britânico Charles Darwin no verso de uma das folhas do manuscrito original A Origem das Espécies, de 1859, livro que apresenta a teoria da evolução.

Maia, que é analista de Ciência e Tecnologia do Ibict e conteudista do Canal Ciência, explica que a ideia de um livro sobre as espécies ameaçadas surgiu em 2012, enquanto selecionava desenhos para outra publicação do Ibict, o Vocabulário Ambiental Infantojuvenil.“Após encantar-me com dezenas de desenhos feitos pelas crianças da Escolinha de Criatividade (Biblioteca Pública) sob a batuta da professora Beatriz Almeida e sua trupe docente liguei para Tino Freitas e disse algo como: ‘precisamos fazer um livro sobre as espécies ameaçadas de extinção. Temos desenhos sensacionais aqui!’” , disse.

O Livro Vermelho das Crianças não será comercializado, aqueles impressos pelo Ibict serão distribuídos entre os participantes do Concurso de Desenhos Animais em Perigo, de onde as ilustrações do livro foram escolhidas. As instituições interessadas em utilizar ou distribuir, gratuitamente, o livro, deverão solicitar ao Ibict autorização de reprodução da obra original e arcar unicamente com os custos de impressão e distribuição.

Segundo Maia, o Canal Ciência pode vir a editar outros livros para o público infantojuvenil, mas abordando outros temas. “Produzir o livro foi tão desafiador e exaustivo quanto escrever ou adequar os textos lúdicos à luz da zoologia, da biologia da conservação e da divulgação científica", disse o analista do Ibict.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário