one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Carência de ferro é a principal causa de anemia nas crianças

Criado em 31/07/15 10h24 e atualizado em 31/07/15 10h28
Por Pediatra Orienta - Sociedade de Pediatria de São Paulo

A anemia ocorre quando a produção de glóbulos vermelhos diminui, deixando a concentração de hemoglobinas abaixo do normal. Esta importante proteína absorve e transporta oxigênio aos tecidos e sua baixa concentração compromete o bom funcionamento do organismo. O tipo de anemia que mais afeta as crianças é a ferropriva, de origem nutricional, decorrente da diminuição da ingestão de ferro dos alimentos.

O vice-presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Dr. Rubens Feferbaum, alerta que, além daquelas adquiridas, existem as hereditárias, de caráter genético, como a talassemia e a falciforme, que em alguns grupos étnicos possuem uma relativa frequência. Neste caso, o diagnóstico ocorre por meio do Teste do Pezinho.

“É possível identificar a anemia que provém da carência de ferro por meio de sinais como a palidez e o rendimento escolar baixo. No entanto, a confirmação diagnóstica requer um hemograma, que indicará ao médico os verdadeiros indícios de sua gravidade”, explica.

Feferbaum afirma que a prevenção é simples, com uma dieta equilibrada e que contenha alimentos ricos em ferro. “O leite materno é uma importante fonte desse e de outros nutrientes para os bebês, especialmente até os seis meses. Com a alimentação complementar introduzida à dieta da criança, é importante incluir itens como frutas, verduras e legumes, ricos em ácido fólico e vitamina B12, essenciais para evitar alguns tipos de anemia”, destaca o pediatra.

O tratamento varia conforme a causa. No caso da ferropriva, são indicados suplementos à base de ferro, além de requerer orientações e acompanhamento de um pediatra. “É essencial que a criança receba orientação nutricional, a fim de alcançar uma dieta equilibrada com a quantidade de ferro adequada para suas necessidades”, explica Dr. Feferbaum.

Já as anemias de caráter hereditário são tratadas pelo pediatra ou especialista (hematologista), necessitando de cuidados e tratamentos específicos.

A anemia prolongada, de qualquer etiologia, compromete o crescimento e desenvolvimento cognitivo da criança. A sua detecção, correto diagnóstico e a terapêutica apropriada corrige este frequente problema das crianças.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário