one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Como estimular o bebê dos três ao seis meses?

Criado em 24/07/15 11h57 e atualizado em 24/07/15 12h03
Por Primeira Infância Melhor

A interação com os adultos é muito importante para o desenvolvimento do bebê. Para isso, é importante que seu bebê aprenda a fixar os olhos nas pessoas e coisas ao seu redor. Pegue-o no colo, coloque-o de frente para que ele o olhe. Fale com ele suavemente para que preste atenção em você.

É importante estar atento às respostas dos estímulos propostos. Quando o bebê fixar os olhos no brinquedo mova-o lentamente, de um lado para o outro. Se o movimento for acompanhado pela criança, mova também para cima e para baixo. Aproveite este momento para aproximar e distanciar seu rosto do rosto de seu filho. Isto pode ser feito inclusive com a criança deitada de bruços, contribuindo assim para que ela levante a cabeça e o tronco. Colocar a criança de bruços, favorece o fortalecimento dos músculos do pescoço ao sustentar, gradativamente a cabeça.

Para que seu filho sinta-se bem, você pode realizar massagens, pois proporcionam relaxamento e bem-estar, eliminam tensões, aliviando cólicas e reduzindo a insônia, o que favorece o contato com a criança e o vínculo afetivo mãe-pai-bebê. A criança sente-se amada e segura através dos movimentos harmônicos realizados pelos pais durante a massagem. O local escolhido para sua realização deve ser tranquilo e aquecido. Com essa prática frequente a criança toma consciência do corpo mais cedo, em virtude do estímulo sensório-motor que favorece positivamente o desenvolvimento físico e emocional.

Fale perto dele de diferentes lugares para que ele procure de onde vem o som e converse com ele, mesmo quando você estiver em outras peças da casa. Ele poderá não entender tudo que você diz, mas vai ouvir e se sentir bem por não estar sozinho.

Repita os sons que ele faz (“eee”, “ooo”). Caso ele não emita nenhum som, faça você. Mesmo que ele não imite o que você faz neste momento, logo estará imitando.

A partir do segundo e/ou terceiro mês também podem ser realizadas as seguintes atividades:

- Coloque em frente ao bebê um brinquedo leve para que ele o pegue. Caso não o faça no início, coloque o brinquedo em sua mão para que aprenda a agarrar.
- Chame-o pelo nome com um tom de voz alegre e sorria para que ele olhe para você. Isto estimula o bebê para que mova-se e emita sons. Às vezes o bebê ficará quieto e olhará fixamente para você. Esta também é uma resposta ao estímulo que você está lhe dando.
- A música pode auxiliar no desenvolvimento de seu filho, pois chama sua atenção e estimula a linguagem. Então, se possível cante para o bebê canções de ninar quando estiver aconchegado em seu colo. Assim transmitirá a ele uma sensação de tranquilidade, paz e alegria. Cante em diferentes momentos: na hora do banho ou em qualquer momento em que o bebê estiver perto de você.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário