Digite sua busca e aperte enter


Há livros que já trazem recursos impressionantes, como pop-ups ou texturas

Imagem: Foto: Adriana Franzin / Portal EBC

Compartilhar:

Festival em Brasília promove oficina de leitura para bebês

Criado em 08/07/15 09h19 e atualizado em 10/07/15 12h07

Bebês, crianças com deficiência e idosos são o público principal do Festival Itinerante de Leitura – Uni Duni Ler todas das Letras, que leva a literatura onde o acesso aos livros é restrito. Essa já é a segunda edição do evento e vai visitar 12 Regiões Administrativas do Distrito Federal.

Coordenado pela escritora e jornalista, Alessandra Roscoe, o Festival Itinerante de Leitura – FIL realizou em 2013 e 2014, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura – FAC, leituras sensoriais com bebês cegos e crianças autistas, revoada de balões poéticos, performances de ilustração, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas e encontros de escritores, ilustradores, mediadores de leitura e contadores de histórias em várias cidades no DF.

O evento de estreia dessa segunda edição é uma oficina de formação de mediadores de leitura para trabalhar com bebês e pré-leitores. Serão partilhadas técnicas de leituras sensoriais, a voz afetiva, o uso de recursos como música e objetos e práticas para ler com bebês e crianças ainda não alfabetizadas. A Oficina Ler e brincar de Ler na primeira infância é gratuita e aberta a todos os interessados. Será realizada nesta quarta (8), em Brazlândia.

Os expectadores vão aprender práticas que já vêm sendo experimentadas e partilhadas por Alessandra Roscoe em seus projetos Aletramento Fraterno ( de leitura com grávidas), Experimente a palavra ( leitura sensorial com bebês e pré-leitores) e o Uni duni Ler, o clube de bebês leitores, que existe desde 2010.

Histórias cantadas, leituras sensoriais, tapetes, um livro gigante e uma mala cheia de livros divertidos e ótimos para ler em qualquer idade fazem parte do material a ser explorado na oficina, que terá a presença do diretor e escritor espanhol, radicado em Brasília, Carlos Laredo, da Cia Teatral La Casa Incierta, de teatro para bebês.

A oficina é um evento preparatório para a Leitura Pública que ocorrerá em agosto com a presença dos convidados especiais: Marilda Castanha ( escritora e ilustradora/Belo Horizonte -MG), Patrícia de Árias (escritora /Espanha – radicada no RJ) ,Guga Murray ( Rio de Janeiro/RJ)

Para os idosos

O Festival também contempla os mais vividos. Desta vez, além das ações específicas das duas grandes etapas do Festival, que ocorrerão em agosto e setembro com os convidados que vêm de fora de Brasília, serão realizadas etapas preparatórias para situar as comunidades que receberão os convidados.

Saiba mais sobre o FIL aqui.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário