one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há livros que já trazem recursos impressionantes, como pop-ups ou texturas

Imagem: Foto: Adriana Franzin / Portal EBC

Compartilhar:

Festival em Brasília promove oficina de leitura para bebês

Criado em 08/07/15 09h19 e atualizado em 10/07/15 12h07

Bebês, crianças com deficiência e idosos são o público principal do Festival Itinerante de Leitura – Uni Duni Ler todas das Letras, que leva a literatura onde o acesso aos livros é restrito. Essa já é a segunda edição do evento e vai visitar 12 Regiões Administrativas do Distrito Federal.

Coordenado pela escritora e jornalista, Alessandra Roscoe, o Festival Itinerante de Leitura – FIL realizou em 2013 e 2014, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura – FAC, leituras sensoriais com bebês cegos e crianças autistas, revoada de balões poéticos, performances de ilustração, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas e encontros de escritores, ilustradores, mediadores de leitura e contadores de histórias em várias cidades no DF.

O evento de estreia dessa segunda edição é uma oficina de formação de mediadores de leitura para trabalhar com bebês e pré-leitores. Serão partilhadas técnicas de leituras sensoriais, a voz afetiva, o uso de recursos como música e objetos e práticas para ler com bebês e crianças ainda não alfabetizadas. A Oficina Ler e brincar de Ler na primeira infância é gratuita e aberta a todos os interessados. Será realizada nesta quarta (8), em Brazlândia.

Os expectadores vão aprender práticas que já vêm sendo experimentadas e partilhadas por Alessandra Roscoe em seus projetos Aletramento Fraterno ( de leitura com grávidas), Experimente a palavra ( leitura sensorial com bebês e pré-leitores) e o Uni duni Ler, o clube de bebês leitores, que existe desde 2010.

Histórias cantadas, leituras sensoriais, tapetes, um livro gigante e uma mala cheia de livros divertidos e ótimos para ler em qualquer idade fazem parte do material a ser explorado na oficina, que terá a presença do diretor e escritor espanhol, radicado em Brasília, Carlos Laredo, da Cia Teatral La Casa Incierta, de teatro para bebês.

A oficina é um evento preparatório para a Leitura Pública que ocorrerá em agosto com a presença dos convidados especiais: Marilda Castanha ( escritora e ilustradora/Belo Horizonte -MG), Patrícia de Árias (escritora /Espanha – radicada no RJ) ,Guga Murray ( Rio de Janeiro/RJ)

Para os idosos

O Festival também contempla os mais vividos. Desta vez, além das ações específicas das duas grandes etapas do Festival, que ocorrerão em agosto e setembro com os convidados que vêm de fora de Brasília, serão realizadas etapas preparatórias para situar as comunidades que receberão os convidados.

Saiba mais sobre o FIL aqui.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário