one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Iniciativas estimulam consumo consciente na infância

Criado em 28/07/15 10h35 e atualizado em 28/07/15 10h44
Por Eco rede social

A melhor hora de aprender sobre consumo consciente é na infância. Ao crescer acostumado a um olhar mais sustentável sobre o ambiente, as crianças tornam-se adultos mais conscientes de suas práticas. Diversas iniciativas têm surgido para ajudar os pais nessa tarefa. Nelas, as crianças desenvolvem uma nova relação com o brinquedo, a brincadeira e os bens materiais. Conheça três iniciativas que promovem essa nova consciência desde a infância:

Quintal de Trocas

O Quintal de Trocas é uma plataforma online que facilita a troca de brinquedos entre os usuários. Funciona mais ou menos assim: a criança escolhe os brinquedos que deseja oferecer para troca e os cadastra no site (enviando fotos e uma pequena descrição dos produtos). A partir dos brinquedos cadastrados pelos usuários, o site exibe a lista de produtos disponíveis, que pode ser ordenada por estado, cidade, idade, tipo de brinquedo ou marca. Com o catálogo, a criança escolhe o brinquedo que desperta seu interesse e solicita a troca. Se o dono também se interessar pelo outro brinquedo, o negócio está feito! A partir daí, é só combinar a troca em um ponto da cidade ou pelos Correios. Ir para o site.

Brincou Trocou

O Brincou Trocou funciona mais ou menos como o Quintal de Trocas. A criança escolhe o brinquedo que quer trocar, fotografa, cadastra no site e pensa em qual gostaria de receber. A grande diferença da iniciativa é que a troca dos brinquedos não precisa ser negociada diretamente entre os usuários. A plataforma disponibiliza um sistema de moedinhas que são conquistadas a cada produto oferecido para troca ou podem ser adquiridas por compra em dinheiro. As moedinhas acumuladas podem ser usadas para “comprar” o brinquedo que interessa ou custear as taxas de entrega dos Correios. Ir para o site.

Feira de Trocas de Brinquedos

A Feira de Troca de Brinquedos é um espaço de trocas apoiado pelo Instituto Alana que pode ser organizado por instituições ou autonomamente para trocar brinquedos. O site da proposta reúne dicas para a organização dos eventos, materiais para divulgação e mapeia as feiras por todo país. Qualquer um pode pôr a iniciativa em prática, desde que as feirinhas sejam organizadas exclusivamente para trocas, ou seja, a compra e venda dos produtos é proibida. Ir para o site.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário