one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


wwww

Imagem:

Compartilhar:

Pais devem ficar atentos ao que filhos fazem na internet, diz especialista

Criado em 02/07/15 10h44 e atualizado em 02/07/15 11h37
Por Portal EBC Fonte:Rádio Nacional do Rio de Janeiro

O acesso à internet é fácil e possível para as crianças desde que são pequenas. No início, através da visualização de vídeos de músicas, joguinhos no celular, aplicativos e, finalmente, quando já estão crescidinhas, das redes sociais.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Especialista alerta quanto aos perigos da internet para crianças e adolescentes

Esse processo tem se tornado cada vez mais comum, o que pode tranquilizar alguns pais sobre os limites que estão dando aos seus filhos. Porém, em entrevista à Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a especialista em Direito Digital Patrícia Peck alertou que todo o cuidado e atenção são necessários quando uma criança tem acesso à internet.

“Estar na internet não é estar seguro, estar em casa. Na verdade, a internet se tornou uma grande rua. Tem que haver a preocupação de vigilância, de saber com quem está falando e o que está acessando”, sugere Patrícia.

A advogada aponta que tanto as informações privilegiadas passadas nas redes sociais, como a exposição de uma intimidade, por fotos ou webcams, são situações às quais as crianças e adolescentes estão sujeitas. Por ingenuidade, ou por querer passar uma noção de independência, são  induzidas a fazer coisas que podem ter resultados bastante negativos. Para si ou para a família.

“Não dá pra contar tudo abertamente na internet para qualquer um. Expor rotinas, horários e trajetos, são informações privilegiadas e fáceis para bandidos monitorarem”, diz a advogada.

Gláucia recomenda, ainda, que os pais olhem o celular, as fotos e as conversas de grupos de whatsapp de seus filhos. “Não olhar é assumir uma situação de risco da própria omissão, da própria negligência”. Ela afirma que a atitude não caracteriza invasão de privacidade e que está de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. “O ECA protege a criança para que ela não tenha uma ameaça à sua privacidade provocada por outros, por terceiros. Mas o pai e a mãe têm o dever de protegerem a imagem, reputação e o bem-estar dessa criança. Significa que proteger é saber o que está acontecendo”, finaliza.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário