one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Professor e crianças

Imagem:

Compartilhar:

Período mágico para aprender língua vai até os 7 anos

Criado em 14/07/15 10h23 e atualizado em 14/07/15 10h34
Por Porvir

Quem já passou anos em cursos de língua estrangeira durante a adolescência ou já na fase adulta sem progredir da maneira esperada pode ter desconfiado que o problema parecia não ser algo pessoal. E de fato não é. Patricia Kuhl, diretora do Instituto do Cérebro e de Ciências do Aprendizado da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, demonstrou em sua palestra no Simpósio Internacional em Ciência para Educação, que é na infância, mais precisamente até sete anos, que o cérebro vive um período mágico para aprendizado de uma segunda língua.

No evento realizado no Rio de Janeiro, em 5 e 6 de julho, a pesquisadora americana mostrou que, sobretudo nos primeiros seis meses de vida, somos cidadãos universais do mundo e capazes de distinguir sons de todas as línguas. Entre 8 e 10 meses, o foco muda para língua dos nossos pais. “Tudo isso acontece no cérebro antes que a criança possa nos dizer alguma coisa”, explica.

A partir dos sete anos e ao longo da vida adulta ocorre uma desaceleração na curva de habilidade para aprendizado, o que, segundo a especialista, já pode servir para o direcionamento de políticas públicas de educação.

Para Patricia, descobertas como essa deixam claro como países como os EUA (e o Brasil) erram, por exemplo, ao deixar o ensino de uma segunda língua somente para o ensino médio, quando alunos já têm entre 15 e 18 anos e já não conseguem ouvir todas as nuances fonéticas. Como consequência, a primeira língua aparece como uma barreira.

“A neurociência mostra que nós não precisamos investir tanto dinheiro em aulas de segunda língua para essas idades e podemos antecipá-las para a pré-escola, quando as crianças são como esponjas e estão absorvendo as informações de maneira totalmente natural”, explica.

Outra vantagem por mudar o foco para os primeiros anos da vida escolar é o fato de que, no ensino médio, professores se preocupam mais com verbos do que com a interação social. Isso, segundo Patricia, não tem funcionado. “O que os EUA precisam fazer é mudar o ensino de segunda língua para um ambiente mais divertido onde as crianças mais livres para aprender”, argumenta.

Entretanto, ela divide a importância da escola com os estímulos recebidos dentro do ambiente familiar. Patricia explica que toda criança vem ao mundo com uma curiosidade inata e pronta para aprender, mas se os pais não entenderem isso, os filhos podem ficar distantes das oportunidades. “Não se trata de brinquedos caros, videogames, computadores e iPhones. São os pais. Sua fala, atitude socioemocional, toque, calor e amor. É disso que se trata”.

E na vida adulta?

Apesar de concentrar sua fala na maior facilidade para aprendizado durante a infância, Patricia ressalta que é possível aprender ao longo de toda a vida.

Ela cita um estudo feito com jovens que estudaram uma segunda língua entre os 10 e os 25 anos e que passaram longos períodos nos EUA.

A análise de questionários que incluía perguntas sobre passatempos e também contato com o inglês e dos exames de imagens mostrou um cérebro diferente daqueles de pessoas monolíngues. A imersão cultural, ainda que tardia, traz benefícios ao cérebro, que continua a mudar, se adaptar e melhorar as conexões que são necessárias para aprender a nova língua.

“Quanto mais tempo eles moraram nos EUA, mais vemos mudanças nas fibras difusas. Essa diferenças podem explicar um pouco as funções executivas e por que bilíngues são mais criativos e mais flexíveis cognitivamente”, exemplifica.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário