one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Planta tóxica

Imagem:

Compartilhar:

Seu jardim é composto por plantas seguras?

Criado em 27/07/15 10h43 e atualizado em 27/07/15 11h53
Por ABC da Saúde Infanto-Juvenil

Coloridas, cheirosas e de diversos tamanhos e formas, as plantas são superatraentes para as crianças, sobretudo, entre os três e sete anos, ao descobrir coisas novas, manipular objetos e leva-los à boca. Por isso, fique sempre atento, pois durante uma brincadeira no jardim ou na hora de fazer a comida ao brincar de casinha, as folhas podem virar um tempero perigoso nas panelas dos pequenos.

Mas, como aparentemente, elas são inofensivas e até enganam pela beleza, é difícil saber qual planta oferece riscos à saúde do seu filho. Portanto, antes de decidir quais delas você terá em casa, consulte um médico ou o Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança (Ceatox).

Bem longe do perigo

“Sempre que se fala em plantas tóxicas, imediatamente se pensa em comigo-ninguém-pode. Bastante cultivada em jardins no Brasil, ela pode causar lesões de mucosas quando ingerida. Provoca salivação, queimação em lábios, língua e boca, inchaço da garganta e glote (abertura, em forma de pequena língua, existente na laringe) e irritação da pele”, afirma o doutor Anthony Wong, chefe do Ceatox.

Conheça outras plantas que oferecem riscos à saúde:

- Bico de papagaio: A seiva produzida por ela causa intensa irritação e até ulceração da pele e da boca.
- Hera ou trepadeira: A ingestão de sua folha pode causar dores abdominais, vômito, diarreia e problemas respiratórios.
- Antúrio: Em contato com a pele, a seiva produzida provoca irritação. Quando ingerida há náuseas, vômitos, salivação e dificuldade de engolir. Em contato com os olhos pode causar irritação e até lesão de córnea.
- Giesta: Mais comum nas regiões campestres, quando ingerida, pode provocar arritmia, parada cardíaca e até morte.
- Mamona: A ingestão pode causar vômito e diarreia sanguinolenta.
- Ficus: A planta pode causar alergia, tais como urticária e rinite.
- Espirradeira: A seiva que ela produz pode provocar parada cardíaca.
- Crisântemo: A flor possui uma substância, a piretrina, que pode causar alergias em geral, desde espirros, bronquite e urticária.
- Saia branca: Qualquer parte da planta é tóxica e causa sintoma de taquicardia, rubor de face, agitação, alucinação e até convulsões.

Entrada livre

Para enfeitar o jardim, estão liberadas as orquídeas, rosas, azaleias, camélias, bonsais, pinhos, tulipas e a árvore da fortuna. Mas, há muitas outras espécies. Por isso, busque orientação médica e não se prive de alegrar sua casa.

Mas, atenção! Nunca é demais reforçar que o seu filho precisa saber que, para que as plantas continuem bonitas e coloridas, devem ficar no jardim, que não podem ser arrancadas e que eles só podem olhar de longe, certo?

Como cuidado nunca é demais, doutor Anthony alerta que, se a criança sinalizar contato ou ingestão com plantas danosas, não é indicado oferecer qualquer tipo de alimento. “Água ou leite podem agravar o quadro, provocando ainda mais náusea. A equipe do Ceatox saberá orientar os pais de acordo com o tipo de planta ingerida”, ressalta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário