one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança sendo amamentada

Imagem:

Compartilhar:

Como realizar um desmame gradual e sem traumas?

Criado em 03/08/15 10h09 e atualizado em 03/08/15 10h28
Por Amamentar é...

Depois de tanto investimento na amamentação, na livre demanda, tanto esforço e sofrimento… Como desmamar?! Como tirar as últimas mamadas sem sofrimento para mim e para o meu filho?

A consultora em aleitamento materno e mãe Bianca Balassiano teve a generosa iniciativa de compartilhar nas redes sociais algumas das saídas que encontrou para lidar com os seus labirintos. Compartilho aqui seus textos e vídeos que mostram uma das formas que encontrou para dialogar com seu filho que tem mais de um ano, e começar a colocar limites nas mamadas sem sofrimento para os dois.

Para as mães que procuram por reflexão sobre o final do desmame e dicas vale a pena seguir esta série!

Que fique claro que esta experiência da Bianca pode tanto servir de forma literal para outras mães como pode ser simplesmente uma inspiração para que cada uma encontre o seu próprio caminho. O que é importante frisar é que somente o bebê com mais de uma ano de idade tem condições de compreender o que é proposto na série.

"Vamos falar de desmame? Para quem está vivendo as dificuldades do início da amamentação, pode até parecer brincadeira quando falamos que desmamar pode ser bem difícil. Mas quem vive isso de perto sabe que pode ser um grande desafio. O passo inicial será sempre no sentido de controlar a demanda, uma vez que, impondo regras e limitações, a criança pode rapidamente compreender que esta é uma relação dela com outra pessoa, e não somente o seu desejo que está em jogo. Para ajudar neste processo gradual e respeitoso com bebês que já têm uma capacidade de compreensão mais extensa (a partir de 1 ano e 3 meses em média), fazemos uso de algumas técnicas: adiamento, encurtamento, substituição ou distração de mamadas.

No vídeo abaixo, mostro a técnica de encurtamento: podemos fazer uso dela quando percebemos que o bebê/criança só quer dar aquela “bicadinha” por segurança, mas não está efetivamente interessado ou precisando mamar. Ou também pode ser muito útil no sentido de diminuir as mamadas noturnas até a eliminação final. A ideia é diminuir o tempo desta mamada específica até que ela seja eliminada. Pode-se fazer uso de uma música específica (de preferência que a criança goste e que tenha duração de 30” a 1′ – “ABC” ou “dona aranha” costumam fazer sucesso) ou ainda podemos sugerir uma contagem quando a criança já conhece os números. Aqui, eu uso a técnica com meu filho e sugiro contar de 1 até 10, porém ele retruca e prefere “1, 2, 3 e já” – ambas estão valendo – o importante é manter a coerência – desde que no final seja dado o impulso para que a criança largue o seio com bom humor e se engaje em uma atividade mais interessante!"

"No próximo védeo,  mostro a técnica de substituição ou distração para o desmame gradual. Consiste na tarefa de, sempre que a criança solicitar mamar fora dos horários propostos, apresentar um objeto ou atividade que mobilize sua atenção. É claro que para isso teremos que nos empenhar! Mas a ideia do desmame é justamente esta: ampliar os limites da relação, explorar potenciais, apresentar novidades.

Algumas mães preferem se antecipar e já propor alguma coisa bem interessante sabendo que aquele será um momento crítico para a criança: parquinhos, pracinhas, praia, passear, fazer uma visita, um lanche, inscrever-se em uma atividade semanal e outras ideias fora de casa são sempre bem vindas. As distrações do lado de fora são inúmeras!

Outras preferem ter algumas cartas na manga caso sintam alguma dificuldade. Nesse caso vale a pena ter em casa: sucata, tintas, bolha de sabão, massinha, argila, papel de embrulho ou papel alumínio, caixas variadas, livros, e o que mais seu filho curtir. Brincadeiras com água também costumam ser muito interessantes nessa fase! É preciso usar a imaginação e botar a cabeça pra funcionar mesmo! Muitas vezes oferecemos o seio por pura preguiça de pensar em algo mais elaborado, isso não é vergonha alguma, mas lembre-se que vocês podem mais do que isso!

Não se esqueça de oferecer um lanche mais caprichado caso você esteja substituindo uma mamada longa. Nesse caso abasteça a casa de alimentos saudáveis ou convide seu filho a fazer uma receita com você! Crianças adoram fazer bolo, salada de frutas, biscoitos e decorar seus pratos. Pode servir também como um grande incentivo para a boa alimentação. Aumente também a oferta de água, pois ele estará mamando menos ao longo do dia."

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário