one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Grupo promove apoio para mães que amamentam

Criado em 06/08/15 09h03 e atualizado em 06/08/15 09h15
Por Blog da Saúde

A amamentação é um momento importante, tanto para o desenvolvimento do bebê como para recuperação da mãe após o parto. O leite humano é o alimento ideal para a criança. Ele é completamente assimilado pelo organismo infantil e protege o bebê de várias doenças. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. Pesquisas que mostram que o aleitamento materno reduz em até 13% a mortalidade das crianças menores de 5 anos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, junto com a complementação alimentar.

A amamentação se torna mais fácil quando as mães têm informações sobre as práticas saudáveis para ela e para os seus bebês, incluindo a importância do aleitamento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida.

Mesmo quando existem obstáculos, a amamentação pode ser mantida se as mães receberem a compreensão e apoio dos familiares, dos amigos, da equipe de saúde e no seu ambiente de trabalho.

Para ajudar as mulheres que vivem este momento, a advogada e doula Fabíola Cassab fundou o Matrice, um grupo de mães que ajudam outras mães a amamentar. “Não tive esse apoio quando minha filha nasceu, há 10 anos. Por isso, fundei a Matrice. Temos pessoas no grupo com mais formação, que entendem de aconselhamento e manejo clínico. Mas a intenção é que as mães troquem experiências. E cada vez mais plantar sementinhas sobre a importância da amamentação”, conta. O grupo se reúne semanalmente, às sextas-feiras, na Zona Oeste de São Paulo.

Para encerrar a Semana Mundial da Amamentação, que ocorre de 1º a 7 de agosto, Fabíola e o grupo Matrice  estarão na sexta-feira (07) na Praça das Artes, no centro de São Paulo, de 11h30 as 14h30. “O objetivo é o encerrar a Semana Mundial da Amamentação agradecendo a todos pela participação e engajamento. A amamentação salva vidas dos bebês e das mães, com um ato muito simples que é oferecer o peito”, disse Fabíola.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário