one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Alimentação saudável: animação alerta famílias sobre publicidade de alimentos

Criado em 16/09/15 11h04 e atualizado em 16/09/15 11h15
Por Criança e Consumo

Uma animação produzida pela Agência Senado mostra de maneira didática as dez regras para uma alimentação saudável desenvolvidas por especialistas e publicadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, editado pelo Ministério da Saúde. Faz parte das indicações um alerta para a publicidade de alimentos, ressaltando que a função delas é vender e não informar e educar o consumidor. O Guia orienta os adultos a se tornarem críticos em relação à publicidade sobre alimentos e estimular os jovens a desenvolverem esse olhar desde cedo. O Vox, principal jornal eletrônico dos Estados Unidos, considerou a publicação a melhor do mundo.

Segundo o Guia, mais de dois terços das publicidades de alimentos veiculados na televisão são de redes de fast food e de outros alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, biscoitos, bolos, cereais matinais, balas, refrigerantes, sucos e refrescos. E boa parte da publicidade é direcionada para crianças e adolescentes.

O documento aconselha que pais e educadores expliquem para as crianças que o objetivo final da publicidade é aumentar as vendas dos produtos. O Guia propõe ainda que os adultos exijam que as escolas sejam ambientes livres de publicidade de quaisquer produtos e que o currículo escolar discuta o papel da publicidade.

Além disso, os adultos podem contar com órgãos do Poder Público, como Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, Ministério da Justiça e Ministério da Educação para denunciar publicidades abusivas.

Na página do Prioridade Absoluta há orientações de como coibir a publicidade dirigida à criança.

Assista ao vídeo:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário