one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carne vermelha

Imagem: Alan Bloom/Creative Commons

Compartilhar:

Crianças devem evitar carnes e embutidos?

Criado em 30/10/15 12h08 e atualizado em 04/11/15 12h52
Por Portal EBC*

As carnes processadas – como salsicha, presunto, linguiça, hambúrguer e bacon – foram classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no fim do mês passado, como alimentos cancerígenos para seres humanos. Já a carne vermelha, incluindo partes do boi, porco, carneiro, bode e cavalo, foi classificada como alimento de provável risco cancerígeno.

O alerta da OMS causou dúvidas, angústias e muita discussão. Afinal, os novos vilões fazem parte da alimentação de inúmeras famílias. Uma das questões levantadas é sobre como fica a alimentação das crianças que costumam ser fãs de um cardápio rico em embutidos.

O professor Paulo Taufi Maluf Júnior, oncologista pediátrico do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio-Libanês, esclarece que as carnes processadas ou os embutidos têm adição de sal ou outros produtos para realçar o sabor e aumentar o tempo de conservação, ou foram fermentadas ou defumadas. Desta forma, devem ser consumidas pelas crianças de forma bastante moderada. Já a carne vermelha é um componente importante da alimentação e seu consumo adequado traz benefícios para a saúde.

“A carne vermelha contém nutrientes para o desenvolvimento da criança como o ferro que transporta o oxigênio pelo organismo. Sua deficiência, principalmente na infância, pode causar diminuição da capacidade de trabalho físico e alterações em neurotransmissores que prejudicam as funções cognitivas e intelectuais, como aprendizado, concentração e atenção e, em casos de anemia grave, deficit de QI”, avalia o médico.

Outro nutriente que vem da carne vermelha é a Vitamina B12, que atua na formação dos glóbulos vermelhos e nas funções neurológicas. Crianças com carência dessa vitamina podem apresentar atraso no crescimento e no desenvolvimento cognitivo. A carne também tem vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea, evitando casos de hemorragia, e zinco, que atua no sistema imunológico, minimizando o risco de infecções.

O médico orienta, ainda, que os pais ofereçam às crianças uma alimentação baseada em verduras, legumes, grãos, frango, peixe, frutas e cereais e que o consumo de carne vermelha ocorra até três vezes por semana.

Os outros nutrientes essenciais para o pleno desenvolvimento das crianças, assinala Paulo, são cálcio (leite e produtos derivados do leite, verduras verde-escuras, gergelim, algas, amêndoas, feijão, leguminosas, tofu e ovos); vitamina A (vegetais verdes e amarelos, leite, manteiga, queijo, gema de ovo, fígado, sardinha, mamão, manga e melancia); vitamina C (frutas cítricas) e vitamina D (fígado, ovos, peixes e exposição ao sol).

* Com informações da assessoria de imprensa do Dr. Paulo Taufi Maluf Júnior

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário