one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Segundo o IBGE, o aumento no número de divórcios está relacionado a mudanças na legislação sobre o tema

Imagem:

Compartilhar:

Divórcio: como explicar para as crianças?

Criado em 21/10/15 23h08 e atualizado em 21/10/15 23h14
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Conversamos com a doutora Bacy Fleitlich-Bilyk, Psiquiatra da infância e adolescência, sobre essa realidade para que, no seu trabalho pela Primeira Infância (período da gestação aos seis anos), você possa orientar famílias nessa situação.

FMCSV – Doutora Bacy, como contar para uma criança, tão pequena, que o pai ou a mãe dela foi embora?
Doutora Bacy – É essencial que a criança elabore esse acontecimento com base na verdade, mas dentro do limite daquilo que ela pode compreender. Se o pai ou mãe foi embora, sem pretensão de retornar, é importante ela saber que ele ou ela viajou para um lugar distante, de destino ainda desconhecido. Não é saudável para a criança ter contato com detalhes, do tipo: que o pai trocou a mãe por outra, a mãe foi embora e traiu o pai. O adulto que ficou tem de saber separar a raiva que sente do que é, de fato, informação adequada para a faixa etária.

FMCSV – Com o tempo, conforme vai crescendo, provavelmente a criança comece a fazer novas perguntas…
Doutora Bacy – Sim. Se a criança diz “meu pai/mãe nunca liga pra mim” o adulto deve responder “não, filho, mas talvez ele/ela pense em você. Você quer tentar falar com ele/ela?”, quando isso é possível, é claro. O errado são respostas como “seu pai/mãe é um/a bandido/a, tem outra família, não liga pra nós…”.


FMCSV – Existem pais e mães que sentem muita angústia quando estão sozinhos nessa tarefa de educar e cuidar, acreditando que precisam suprir a ausência do/a parceiro/a de alguma forma. Isso é possível?
Doutora Bacy – Não é possível, por exemplo, a mãe suprir a ausência do pai, mas, no dia a dia, se a ela está presente, oferecendo afeto, atenção e educação, a criança poderá ter um crescimento saudável, mesmo sem a presença do pai.

FMCSV – Como agir com aquela criança que, diante da perda do pai/mãe, fica agressiva, sente muita raiva?
Doutora Bacy – A raiva pode ser lidada com continência, ouvindo, observando, sem necessariamente fazer algo, ter alguma reação. Em alguns casos, talvez seja necessário procurar ajuda de um especialista. É importante ressaltar que, mesmo diante de uma situação dessas, é importante impor limites. Deixar a criança fazer o que quiser, por pena, não trará bons resultados. Ao impor limites, o pai/mãe mostra para a criança que é forte, que aguenta o “tranco”, o que gera mais confiança no filho.
 
* Bacy Fleitlich-Bilyk é PhD em Psiquiatra da Infância e Adolescência, Supervisora Técnica e Pesquisadora de Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário