one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: PublicDomainPictures / Pixabay

Compartilhar:

Engajamento dos pais é a chave para o pensamento matemático, diz pesquisadora

Criado em 28/10/15 11h55 e atualizado em 28/10/15 12h43
Por Dr. Lino de Macedo Fonte:Hospital Infantil Sabará

Pesquisadoras da Universidade de Chicago Ratliff Levine e Cannon Huttenlocher publicaram um trabalho em que observaram 53 pais brincando de resolver quebra-cabeças com seus filhos de 2, 3 ou 4 anos. Para isso, ao longo de quatro meses fizeram seis visitas (90 minutos cada uma) nas casas deles.

Seis meses depois, elas compararam essas crianças com outras que não participaram da experiência, e verificaram diferenças significativas quanto à principal pergunta da pesquisa: brincar com quebra-cabeças melhora o desempenho em matemática de crianças pequenas?

Mas o aspecto mais importante desse estudo é que elas verificaram a importância de os pais brincarem com seus filhos na resolução dos quebra-cabeças em favor desse propósito (melhoria no pensamento matemático). Observaram que há crianças que ficam ansiosas, e seu medo de errar prejudica a realização da tarefa.

Os pais ao compartilharem as brincadeiras e ao falarem com elas de certos modos aumentam sua confiança no que estão fazendo e diminuem sua ansiedade. No apêndice do artigo, as autoras transcrevem conversas de mães com seus filhos; são falas relacionadas à brincadeira (nome dos objetos, o que fazer, por que não a peça não encaixou, etc.). Verificou-se, também, algo que julgo muito importante: alguns pais favoreciam os meninos, dando-lhes brincadeiras mais difíceis, e desfavoreciam as meninas, dando-lhes brincadeiras mais fáceis.

Daí que concluíram ser importante não fazer isso, mas considerarmos o nível da habilidade da criança, propondo-lhes quebra-cabeças suficientemente desafiadores seja para o menino ou para a menina. De qualquer forma, atentem para o que disse a Dra. Levine: “o engajamento dos pais é a chave!”

Dois artigos no site aboutkidshealth resumem e destacam pontos importantes dessa pesquisa. Um deles resume o melhor que os pais podem fazer: (1) usar palavras corretas, (2) usar gestos, (3) valorizar esforços, não resultados, e (4) ser sensível ao nível de habilidade da criança, isto é, dar-lhes atividades desafiadoras:

Puzzle paly improves math skills in preschoolers e Spatial Reasoning Skills: How to Foster in Children.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário