one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças vão à pré-escola

Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil

Compartilhar:

Pais que não acompanham a vida escolar de seus filhos podem ser penalizados

Criado em 08/10/15 10h33 e atualizado em 08/10/15 10h36
Por Oficina de Imagens

Está em tramitação no Senado um projeto que pode penalizar pais que não acompanham a vida escolar dos filhos. Segundo a proposta do PLS189/2012, os responsáveis devem comparecer a pelo menos uma reunião escolar por bimestre, e o descumprimento da exigência acarretará em penalidades como dificuldades na inscrição em concursos públicos, na emissão de documentos e até na obtenção de empréstimos governamentais, além do pagamento de uma multa equivalente à que se paga por não comparecer às eleições.

O objetivo do projeto é atrair pais e responsáveis para a escola e reforçar que o simples fato de efetuarem a matrícula não os exime da responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento educacional das crianças. A forma penalizadora de chamar atenção para isso, porém, vem gerando polêmica.

Diversos especialistas consideram as punições muito severas e não acreditam que a medida seja pedagógica ou capaz de promover uma mudança de cultura em prol da valorização do acompanhamento da educação escolar. Além disso, aponta-se a dificuldade de comparecimento dos pais à escola, seja porque os encontros acontecem em horário de trabalho ou porque são muitos os filhos e fica inviável marcar presença em todas as reuniões.

Para sanar esse problema, a proposta prevê uma alteração na legislação trabalhista, permitindo que o empregado deixe de comparecer ao serviço em tais datas sem prejuízo do salário. Com relação às outras críticas, o autor do projeto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), reconhece que a lei não tem o poder de mudar a consciência dos pais, mas alega que ela pode prevenir e/ou solucionar casos de negligência.

Se aprovada, a exigência valerá tanto para instituições públicas quanto privadas de Educação Básica (que compreende desde a Educação infantil até o Ensino médio) e a participação poderá ocorrer em reuniões de pais e mestres ou em encontros individuais com professores.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário