one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palitos de picolé

Imagem: deborahmiller56/ Pixabay

Compartilhar:

Picolés têm teor de açúcar acima do recomendado, diz Proteste

Criado em 13/10/15 08h48 e atualizado em 13/10/15 08h54
Por Proteste

O verão está chegando, e um dos alimentos preferidos para se deliciar em dias muito quentes é o picolé. Ao checar a qualidade dos produtos oferecidos no mercado, constatamos excesso de açúcar e uma marca apresentou presença de coliformes. O ideal é consumir os sorvetes sempre com moderação.

Foram avaliadas oito marcas (Kibon, Nestlé, Rochinha, Oggi Delícia, Diletto, Jundiá, Ice By Nice e Bruna) de dois sabores tradicionais no mercado brasileiro, o de chocolate (à base de leite) e o de limão (à base de água).

Percentual excedente de açúcar chega a quase 10%

Numa dieta saudável, somente 10% das calorias que consumimos em um dia devem ser provenientes de açúcares. Mas o picolé de limão Fruto’s da Oggi, por exemplo, tem teor de 22% de açúcar, quando o teor máximo recomendado é 12,5%. E ainda tem apenas 17% de matéria-prima sólida. Ou seja, 83% dele é composto por água. Já o picolé de chocolate Bruna apresentou presença de coliformes fecais, o que pode indicar falta de higiene durante a produção.

Picolés à base de leite são mais calóricos e gordurosos

Um picolé feito com leite fornece mais proteínas e gorduras do que um com água. Devido à presença do leite, o valor calórico dos picolés de chocolate é muito mais alto do que os de limão. Em média, um picolé de chocolate possui 169 kcal por 100g, enquanto o de limão possui quase a metade – 88 kcal por 100g.  O picolé de chocolate tem 6,3% de gorduras, enquanto o de limão 0,1%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário