one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Traumland-de

Compartilhar:

Até os seis meses, bebês se percebem como extensão da mãe

Criado em 26/10/15 10h49 e atualizado em 26/10/15 12h21
Por Toda Criança Pode Aprender

Apesar de pequenos, os bebês de 6 meses já possuem habilidades e já descobriram muitas coisas sobre o mundo à sua volta. Esse momento do desenvolvimento é bastante marcante, pois é a partir de então que a criança cria condições de perceber que alguns acontecimentos e sensações vêm de dentro de si, enquanto outros vêm de fora.

Uma das primeiras e mais difíceis descobertas com as quais o bebê lida nessa fase é a de que ele e a mãe não são o mesmo ser. Isso é frustrante a princípio, pois o filho percebe que não controla a presença ou ausência da mãe e que depende dela. Ao mesmo tempo, é neste momento em que fica mais evidente a importância do pai e a criança começa a dar mais valor à sua presença.

O olhar dos adultos torna-se algo desejado e uma forma comum de chamar a atenção é por meio de sons vocais e movimentos do corpo. Estas são ótimas situações para conversar com o bebê, pois isso estimulará que ele vá compreendendo os sons da linguagem e tentando imitá-los.

Neste período de grande tomada de consciência sobre si mesmo e sobre o outro, os objetos pessoais da criança ganham relevância. Os brinquedos tornam-se elementos conhecidos, presenças que fazem o ambiente ser percebido como um lugar mais seguro e familiar, especialmente na ausência da mãe. É muito importante permitir ao bebê que fique com seus objetos, principalmente em situações que podem gerar maior insegurança, como a hora dormir.

O desenvolvimento físico nesta fase também já caminhou bastante e a criança consegue explorar melhor os objetos e passá-los de uma mão para a outra. Ela também já é capaz de reconhecer um objeto vendo apenas uma parte dele. Além disso, os movimentos da cabeça tornam-se mais controlados e a criança pode voltar-se para várias direções de acordo com sua escolha, apreendendo mais do ambiente à sua volta.

Nesse período começam a nascer os primeiros dentes, o que causa um pouco de desconforto à criança, podendo haver diminuição do apetite, do sono e também alguma irritabilidade. Com o surgimento dos dentes podem ser introduzidos pouco a pouco novos alimentos e, com eles, novos sabores e texturas que serão experimentados pela criança.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário