one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


publicidade infantil

Imagem:

Compartilhar:

7 alternativas protegem seus filhos enquanto a regulação da publicidade não vem

Criado em 25/11/15 11h07 e atualizado em 25/11/15 11h25
Por Movimento Infância Livre de Consumismo

O Projeto de Lei 5921/01 troca de gavetas desde 2001. Neste tempo todo, quem nasceu junto com a proposta, hoje já está no ensino médio e perdeu a oportunidade de ser protegido dos assédios dos anunciantes. Novas crianças nasceram, suas mães, seus pais e seus professores buscam informações e alternativas para proteger seus filhos enquanto os anunciantes não se comportam e/ou enquanto a tal regulação não vem.

Sim, já tem lei, tem resolução, tem estatuto, tem norma, tem até constituição, mas enquanto os anunciantes fingem que todo este marco legal que proíbe a publicidade infantil no Brasil não existe, o que nós, mães, pais, educadores, cuidadores podemos fazer?

Vamos contar aqui o que fazemos para proteger nossos filhos das presas da publicidade infantil:

Além de tudo o que fazemos aqui na internet – reclamar, denunciar, mandar carta para deputado – e na vida cotidiana de ativista – palestrar em escolas, mediar rodas de pais, pedindo pressa e qualidade nesta tramitação, também temos que proteger nossos filhos daquilo que consideramos prejudicial: com o andar da carruagem parlamentar, talvez nossos netos sejam crianças tratadas com respeito por emissoras e anunciantes. Então temos que cuidar do aqui e do agora dos nossos filhos: nem pensar deixá-los diante de uma televisão qualquer.

Escolhemos mostrar a vocês sete alternativas:

1. Fugir para o meio do mato: são poucos os que podem, querem ou têm coragem para romper com o meio urbano e com a forma de vida com que foi acostumado. Sem dúvida, é uma radical que pode ser muito benéfica para as crianças. E mesmo que depois de um tempo, a família volte para cidade, os valores permanecem – conheça a história inspiradora desta família.

2. Não ter aparelho de TV – e outras telas – em casa: esta é também uma medida bem radical para quem acredita que conteúdos audiovisuais, além das publicidades, não trazem benefício para as crianças. Esta é uma medida que exige captação de informações para proporcionar atividades alternativas para as crianças, boa disciplina e planejamento para estar disponível para brincadeiras e papos, ou ter quem esteja. Esta medida tão válida e difícil de sustentar quanto menores são as crianças.

3. TV Pública: sintonizar bem o canal da tv pública pode ser um desafio. Gratuita, muitos estados exibem em suas emissoras estatais os programas infantis da TV Brasil, que não exibem publicidade mercadológica nos intervalos e são adequados e atraentes para crianças pequenas que não ligam para a repetição.

4. Coleção de DVDs: na internet existem boas listas de filmes e seriados infantis adequados até para crianças menores. Existem até boas produções musicais com recursos audiovisuais para bebês que devem ser bem dosadas em tempo de exposição e qualidade como falamos acima. As produções audiovisuais podem ser além de divertidas, tema para conversas entre pais e filhos: felizmente tem muita coisa boa sendo produzida.

5. Canais na TV fechada que não exibam propaganda: se este canal não existe, deveria existir, afinal paga-se uma mensalidade cara e isso deveria significar a sustentabilidade de algum canal que respeitasse a infância. A inexistência de um canal isento de chorume mercadólogico é motivo suficiente para boicotar os serviços de TV por assinatura – inclusive registrando reclamações junto a seus SAC e explicitando este motivo quando do cancelamento do serviço.

6. Serviços de TV por Stream: não quero falar em marcas, mas acho que este é um serviço que está tendo cada vez maior adesão no Brasil e no mundo. E é a melhor alternativa para quem gosta de televisão, pelo preço, pela qualidade e variedade do conteúdo disponível, pela liberdade de assistir o que quer na hora que quer e pela ausência de publicidade. Basta entrar na web, escolher um prestador de serviço e pagar a assinatura mensal. O líder deste mercado dá um mês de amostra grátis.

7. Desenhos na internet: quem não quer pagar pelo serviço de stream, pode selecionar boas produções gratuitas na internet e oferecê-las aos filhos, aqui é preciso cuidado porque muitas vezes os vídeos são precedidos por publicidades que podem ser inadequadas à idade da criança.

Estas duas últimas dicas são extremamente fáceis de viabilizar quando já se tem um aparelho de televisão com acesso a internet. Para quem ainda não tem, vale fazer a conta e trocar a mensalidade da TV fechada (satélite ou cabo) pela prestação do novo aparelho. Existem também apretrechos que transformam/permitem que alguns televisores sem internet, captem o wifi.

Se nada disso for viável, pode-se assistir em computadores, tablets e celulares. Mas cuidado: o tamanho da tela doméstica é inversamente proporcional à imersão do sujeito na experiência. Assim quanto menor e mais individual for a tela, maior a alienação ao ambiente ao redor e a fixação da criança no conteúdo. Já reparou que temos mais facilidade de abstrair o ambiente quando estamos no celular do que quando estamos diante de uma televisão de tamanho tradicional?

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário