one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Brasil está na décima posição entre os países onde mais nascem prematuros

Imagem:

Compartilhar:

Estudo busca reduzir taxas de prematuridade no Brasil

Criado em 24/11/15 10h08 e atualizado em 24/11/15 10h16
Por Juliana Xavier Fonte:Ascom IFF

A prematuridade atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos. Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.

Os problemas da prematuridade vão além do baixo peso, um prematuro precisa de cuidados especiais na UTI, o que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta.

“Com o objetivo de diminuir as taxas de parto prematuro, gestantes de todo o Brasil entre a 18ª e a 23ª semana já podem contar com um exame gratuito de ultrassom para detectar ao menos um desses riscos: o encurtamento do colo de útero. Este exame é um ultrassom transvaginal que mede o colo do útero e identifica alterações que podem levar a um parto prematuro”, explicou Fernando Maia, gerente da Medicina Fetal do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e pesquisador responsável no IFF.

O ultrassom leva cerca de cinco minutos e a gestante recebe o resultado na hora. Se nenhuma alteração for identificada, ela é aconselhada a seguir com seu pré-natal regular, se o encurtamento do colo do útero for detectado, a gestante receberá acompanhamento especial para evitar o trabalho de parto prematuro. “Serão fornecidas cápsulas de progesterona, um hormônio que a mulher já produz naturalmente, ou um anel de silicone para fechar o colo e diminuir a possibilidade de um nascimento antes da hora. Ambos são inseridos na vagina até o final da gestação. As participantes receberão acompanhamento regular da equipe até o parto”, elucidou médico.

A iniciativa faz parte de uma pesquisa científica liderada pela Unicamp, que tem como seu pesquisador principal Rodolfo Pacagnella, chamada de “Progesterona e Pessário cervical para Prevenir Parto Prematuro ou Estudo P5”, que pretende entender as melhores formas de se evitar o nascimento prematuro no Brasil e no mundo. “Além de evitar o nascimento prematuro do bebê, as gestantes participantes contribuirão com a pesquisa científica que pretende prevenir o problema no país”, esclareceu Fernando Maia.

O estudo terá duração de dois anos e espera beneficiar 30 mil mulheres em todo o país.

Para o médico, a participação do Instituto na pesquisa reafirma o interesse do IFF em entender as causas da prematuridade sob diversas perspectivas. “Outra boa notícia é o início das atividades do ambulatório de Alto Risco para Prematuridade, liderado pelo médico obstetra Marcos Nakamura. O ambulatório busca concentrar as gestantes sabidamente de alto risco para prematuridade, com vistas a assistência altamente especializada e pesquisa no tema”, disse ele.

O estudo P5 é um dos 12 projetos de pesquisa brasileiros em prematuridade que estão sendo financiados pelo Ministério da Saúde, CNPq e Fundação Bill & Melinda Gates desde 2014. Eles fazem parte do programa Grandes Desafios Brasil: Prevenção e Manejo de Nascimentos Prematuros, iniciativa lançada em 2013 com o objetivo de investir em pesquisas capazes de entender as causas de nascimentos prematuros e oferecer soluções inovadoras para reduzi-los no Brasil e no mundo.

O exame de ultrassom será disponibilizado em 17 hospitais espalhados pelo Brasil, todos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Mulheres entre a 18ª e 23ª semana de gestação que aceitarem participar da pesquisa podem realizar o ultrassom transvaginal para medir o colo do útero e identificar alterações que podem levar a um parto prematuro, basta agendar o exame por meio do site: www.prevenindopartoprematuro.com.br. No Rio de Janeiro os exames serão agendados pelo SISREG (Sistema Nacional de Regulação).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário