one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Tognopop

Compartilhar:

Aprenda a interpretar a linguagem gestual dos bebês

Criado em 07/12/15 10h05 e atualizado em 07/12/15 10h29
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Bebês fazem caretas, contorcem-se, balbuciam, chutam… Tudo isso são maneiras de comunicar sensações, sentimentos ou, até mesmo, de dizer que algo não está bem.

1. Bater a cabeça no berço – tudo indica que os bebês fazem isso para se acalmar. Os pais devem mostrar que essa atitude pode machucá-los e ensinar outra forma de relaxar. Uma vez ou outra, essa ação não é problema. Mas se a criança faz isso sempre, é melhor procurar um especialista para entender o que está acontecendo.

2. Puxar as próprias orelhas – há bebês que dão puxões tão fortes que parece que vão arrancar as orelhas. Muitos pais acham que a criança está com dor de ouvido. Na verdade ela está é encantada porque descobriu uma nova parte de seu corpo. No entanto, se os puxões coincidirem com o nascimento dos primeiros dentes, podem ser sinal de muito incômodo. Oferecer mordedores adequados ajuda o bebê a aliviar a dor.

3. Punhos cerrados – ficar com as mãos fechadas é algo comum entre os recém-nascidos, que ainda não desenvolveram totalmente o cérebro. Abrir e fechar a mão, mexer os dedos são ações que requerem mais maturidade do sistema nervoso. Por volta de oito semanas, o bebê já começa a fazer os movimentos. Se os punhos cerrados continuarem por mais tempo, pode ser sinal de fome ou estresse. Caso a criança mantenha essa conduta depois dos três meses, vale consultar o pediatra para saber o que está acontecendo.

4. Chutes ao vento – chutar o ar, sorrindo, significa que o bebê está contente, animado, cheio de energia. Mas se ele estiver irritado ou chorando, é bom verificar se a fralda está suja ou se a barriguinha está com muitos gases. Neste caso, massagem suave pode ajudar.

5. Joelhos flexionados – talvez o bebê esteja com gases ou com o intestino preso. Se for a primeira opção, massagem ajuda. No caso da segunda, é bom consultar o pediatra para saber o que fazer.

6. Costas arqueadas – o bebê está comendo e joga as costas para trás, chorando ou cuspindo a comida. Pode ser refluxo. Persistindo o problema, melhor conversar com o especialista. Se o bebê se joga para trás, mas não está se alimentando, talvez sinta-se desconfortável e precisa ser melhor acomodado à cadeira ou à superfície onde está sentado.

7. Braços abertos – do nada, o bebê abre os braços e fica assim por um bom tempo. Ele pode estar dizendo que se sente inseguro, sem suporte, com medo de cair. Acalme-o, mostrando-lhe que está protegido.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário