one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças na escola

Imagem:

Compartilhar:

Crianças aprendem a ser solidárias com o exemplo

Criado em 16/12/15 10h17 e atualizado em 16/12/15 10h25
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Não dá para pensar em uma sociedade mais justa e saudável formada por cidadãos egoístas e insensíveis ao outro. Para construir um cenário diferente, temos de fazer a nossa parte, plantando novas atitudes que levem à harmonia, à tolerância e à paz. Aproveite o seu trabalho na Primeira Infância (período da gestação aos seis anos) para disseminar o conceito do altruísmo a crianças e pais sob seus cuidados.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, dividiu 34 bebês de um e dois anos de idade em dois grupos. No primeiro, um pesquisador rolava uma bola para frente e para trás, interagindo com a criança. No segundo, eram duas bolas, uma para o bebê e outra para o pesquisador. Ambos os pesquisadores, propositalmente, deixavam a bola escapar para ver se as crianças os ajudariam a recuperá-la.

As crianças do primeiro grupo tiveram uma probabilidade três vezes maior de ajudar do que as do segundo grupo. Ou seja, tudo indica que o altruísmo depende do estabelecimento de uma relação.

Outro aspecto é a importância do exemplo. Crianças que tenham pais altruístas terão mais chances de se tornarem solidárias, desde pequenas.

Compartilhar brinquedos tendo como foco deixar o amigo feliz e poder brincar mais com ele é uma ideia que pais e educadores podem semear. Agora imagine uma criança que leva um brinquedo para a escola e volta com ele quebrado. Se levar uma bronca dos pais, provavelmente vai ter dificuldade de, em uma próxima vez, compartilhar seus brinquedos novamente. Por isso é preciso mostrar a importância de cuidar dos pertences, mas não de um jeito que impeça essa troca e interação com o outro.

Vale lembrar que a postura altruísta não pode ser uma imposição dos adultos. Ela tem de fazer sentido para a criança, caso contrário, pode gerar sentimentos opostos, negativos

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário