one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Adriana Franzin

Compartilhar:

Leitura é essencial para o desenvolvimento de bebês e crianças com deficiência visual

Criado em 01/12/15 13h48 e atualizado em 01/12/15 14h34
Por Adriana Franzin Fonte:Portal EBC

É por meio dos barulhos, da textura, dos cheiros e sabores que eles percebem e descobrem o mundo. A imaginação preenche os espaços que a imagem criada pelas crianças com deficiência tem de todas as coisas. Justamente por isso é que esses sentidos precisam ser explorados e a criatividade estimulada sempre que possível. 

Elemento essencial nesse processo é a história. Os livros exercem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças cegas ou com baixa visão desde o nascimento. Ao contrário do que se pensa, a leitura é essencial para quem não enxerga e proporciona uma experiência até mais rica, se o leitor fizer uso de recursos adequados. 

Pensando nisso, a escritora de livros infantis Alessandra Roscoe passou a promover oficinas para capacitar pais e professores a mediar leituras sensoriais para bebês e crianças cegas. 

Munida de um livro gigante, tátil, com personagens que saem das páginas, vários instrumentos sonoros e o contato afetivo, a contadora conduz o público especial a uma viagem de sentidos. A cada folha virada, um cenário fascinante de sons, cores e formatos que encanta crianças e adultos, que acompanham a leitura com os olhos vendados. 

Para a dona de casa Weslane Gonçalves Ulhôa, de 22 anos, a sensação de ter os olhos cobertos a aproximou da realidade da filha, Maria Luíza, de 1 ano e 5 meses: “Eu fiquei incomodada, mas pude perceber o quanto é difícil pra ela. Ouvindo a história e quando pude tocar nos objetos senti que facilitou a imaginação”. 

Ela ficou alegre de ver que a filha reagiu positivamente à leitura. A pequena, que nasceu prematura de 25 semanas, tem hidrocefalia e paralisia cerebral, o que ocasiona muita dificuldade para mover o lado direito do corpo. Por isso mesmo, a mãe se sentou à esquerda de Alessandra e a cada som dos instrumentos musicais, como chocalhos e sinetes, Maria Luíza se movia procurando seguir o estímulo. 

“A ideia é poder estimular a participação de cada um. Cada criança percebe de um jeito as texturas, os sons e, com essa leitura em conjunto, eles podem partilhar o que sentem entre si e entendem que cada um vê do seu jeito”, explica a escritora. 

Para a leitura sensorial recomenda:

1) leia antes e escolha um livro que permita acrescentar novos elementos;
2) use a voz e o toque como instrumentos afetivo;
3) use recursos que possam explorar sentidos remanescentes. Isso serve para outros tipos de deficiência;
4) utilize elementos que permitam o reconhecimento com aspectos do cotidiano da criança, como uma cantiga, um alimento, um cheiro;
5) permita que a criança interaja com a leitura, pegando, tocando, participando, sendo sujeito ativo da história.

O projeto que conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura, do governo federal, também promove leitura com idosos, bebês e crianças sem deficiência. Saiba mais aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário