one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministério da Saúde promove ações de combate ao HIV, como parte das comemorações ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Imagem:

Compartilhar:

OPAS: Transmissão de mãe para filho de HIV e sífilis está prestes a terminar em 17 países e territórios

Criado em 04/12/15 12h39 e atualizado em 04/12/15 12h44
Por ONU Brasil

Dezessete países e territórios das Américas forneceram dados indicando que podem ter eliminado a transmissão de mãe para filho de HIV e sífilis, de acordo com um novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), apresentado na ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1 de dezembro). No entanto, estima-se que 2.500 crianças na região nasceram com o vírus em 2014.

Segundo o informe Eliminação da transmissão materno-infantil do HIV e da sífilis nas Américas 2015, 17 países (nove a mais do que em 2013) apresentaram dados consistentes com a eliminação das duas enfermidades: Anguila, Antígua e Barbuda, Barbados, Bermudas, Canadá, Chile, Cuba, Dominica, Montserrat, Porto Rico, Saba e São Cristóvão e Névis. Esses países e territórios concentram 34% dos nascimentos da região.

“Os países das Américas têm feito grandes esforços para diminuir a transmissão materno-infantil do HIV, reduzindo pela metade as novas infecções desde 2010”, afirmou a diretora da OPAS/OMS, Carissa F. Etienne. “Podemos fazer mais para proteger as mães e crianças e alcançar uma geração livre da AIDS”.

Em 2014, 96% das mulheres grávidas na América Latina e Caribe fizeram pelo menos uma consulta pré-natal, 75% fizeram o teste de HIV e 81% das que necessitam de tratamento o receberam. Esses números mostram aumentos de 2%, 21% e 45% respectivamente desde 2010, quando a OPAS/OMS e UNICEF colocaram em marcha a Iniciativa Regional de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis Congênita, com o objetivo de apoiar os países nessa tarefa.

Se não forem tratadas, mulheres que vivem com HIV têm de 15% a 45% de chances de transmitir o vírus para seus filhos durante a gravidez, parto ou aleitamento. Se o tratamento é feito e elas têm acesso a um conjunto de intervenções nas etapas em que se pode ocorrer a infecção, o risco reduz a menos de 2%. O relatório aponta que o Brasil se encontra perto de alcançar a eliminação de mãe para filho do HIV, mas precisa mais esforços para reduzir o número de infecções de sífilis.

Em relação à sífilis, a triagem nas gestantes da América Latina e Caribe permaneceu estável em relação a 2010, em aproximadamente 80%. Em 2014, foram notificados 17.400 casos de sífilis congênita em 32 países das Américas que enviaram dados à OPAS/OMS.

A transmissão vertical do HIV é considerada eliminada como problema de saúde pública quando um máximo de 2 em cada 100 crianças nascidas de mães com HIV contraem o vírus. No caso de sífilis, isso ocorre quando não mais do que 5 em cada 10.000 nascem com essa doença.

Neste ano, Cuba se tornou o primeiro país do mundo a receber a validação oficial da OMS de que eliminou a transmissão materno-infantil de HIV e sífilis. Outros 16 países estão em condições de solicitar a validação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário